INFORMATIVO

 
 

23 de julho de 2020

 

Reforma Tributária

O Governo Federal encaminhou, nesta terça-feira (21.07), a primeira fase da sua proposta de reforma tributária, que institui novo modelo de tributação de bens e serviços através da unificação do PIS e da COFINS em uma Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS).

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, levou pessoalmente a proposta aos presidentes do Senado e Câmara, senador Davi Alcolumbre (DEM/AP) e deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ), que foi formalizada no PL 3887/2020, e "Institui a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços - CBS e altera a legislação tributária federal". O projeto tramitará em regime de urgência constitucional.

Senador Davi Alcolumbre informou que a proposta entregue será incorporada ao debate na Comissão Mista, que retomará seus trabalhos.

Deputado Rodrigo Maia ressaltou que o objetivo é Congresso e Governo avançarem em uma Reforma que propicie segurança jurídica e melhorias no emprego e renda do País.

Ministro Paulo Guedes observou que a política que dita o ritmo das reformas e elogiou o perfil reformista dos presidentes das duas Casas e a boa vontade do parlamento para com o Executivo. O governo propõe um IVA-dual, ao oferecer um IVA federal (a nova CBS), e apoia o “acoplamento” do IVA que unificará os impostos estaduais e municipais (ICMS e ISS). Em vez de uma PEC, encaminharão propostas que possam ser incorporadas na discussão.

Principais características da nova Contribuição:
? A CBS incidirá sobre a receita bruta e seus acréscimos, como multas e encargos e não incidirá sobre as exportações, assegurada a apropriação dos créditos a elas vinculados;
? Não integrarão sua base de cálculo: o ICMS, o ISS, a própria CBS e os descontos incondicionais indicados no documento fiscal;
? A nova alíquota será de 12%. Hoje, as empresas do regime não cumulativo pagam 9,75% de PIS/COFINS e as empresas do regime cumulativo pagam 3,65%;
? O crédito será amplo. A pessoa jurídica sujeita à poderá apropriar crédito correspondente ao valor da CBS destacado em documento fiscal relativo à aquisição de bens ou serviços;
? O saldo de créditos existente ao término do trimestre calendário poderá ser utilizado para compensação com débitos próprios, vencidos ou vincendos, relativos a tributos administrados pela SRFB ou solicitação de ressarcimento;
? Zona Franca de Manaus - as vendas de bens realizadas por estabelecimento de pessoa jurídica localizado fora da ZFM para estabelecimento de pessoa jurídica localizado na ZFM e entre estabelecimentos de pessoas jurídicas localizados na ZFM estarão isentas da CBS. A pessoa jurídica poderá apropriar crédito presumido da CBS de 25% em relação à venda de produção própria por estabelecimento industrial localizado na ZFM nos termos de projeto aprovado pela Suframa;
? Transição - os créditos de PIS/COFINS, inclusive presumidos, regularmente apropriados e não utilizados até o dia imediatamente anterior à data em que esta Lei entrar em vigor:
I - permanecerão válidos e utilizáveis, mantida a fluência do prazo para sua utilização;
II - não poderão ser utilizados para desconto da CBS;
III - poderão ser compensados com a CBS, nos termos da legislação aplicável; e
IV - somente poderão ser compensados com tributos diferentes da CBS ou ressarcidos caso cumpram os requisitos para tanto estabelecidos na legislação anterior à entrada em vigor desta Lei referente ao PIS/COFINS.

A segunda etapa da Reforma Tributária do Governo consistirá em alterações na tributação da renda corporativa (IRPJ) e da renda das pessoas físicas (IRPF) e, na terceira fase, na desoneração da folha de pagamentos e na criação de imposto sobre transações digitais.

De acordo com o Secretário Especial da Receita Federal, José Tostes Neto, em coletiva concedida também hoje, o Governo Federal está em constante contato com os governos estaduais e municipais. Os principais temas, sobre reforma tributária, sendo debatidos agora são: o comitê gestor, necessário caso a Reforma abranja os três entes; criação de um fundo de desenvolvimento regional e de um fundo de compensação das exportações; a reforma do

IPI e transformação deste em um imposto seletivo; a alíquota de um IVA nacional; como se daria o contencioso administrativo e judicial; a transição e o Simples Nacional.

As duas propostas de emenda constitucional que tramitam no Congresso sobre a Reforma Tributária, PECs 45 e 110, ambas de 2019, vão além do PIS/COFINS na unificação de impostos, abrangendo, também, o IPI, o ICMS e o ISS.

Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
Intercâmbio Setorial reúne Rede Sindical da Indústria Plástica
Os impactos da crise da COVID-19, como as entidades patronais têm atuado e as perspectivas para a retomada, foram alguns dos temas discutidos no encontro que contou com a participação de lideranças sindicais patronais do setor plástico de todo o país.
 
 
 
 
 
FIEB apoia decreto que mantém circulação para atividade industrial na RMS
Governo da Bahia publicou nova norma, alterando Decreto que instituiu restrição de circulação noturna em alguns municípios da Região Metropolitana de Salvador. A alteração excetuou da medida o funcionamento das indústrias e centros de distribuição.
 
 
 
 
 
FIEB: Aprovação de 40 operações de crédito traz fôlego para pequenas indústrias baianas
Operações de crédito aprovadas, que somam um montante próximo de R$ 5 milhões para capital de giro e investimentos, é o saldo do esforço que a FIEB, por meio do Núcleo de Apoio ao Crédito (NAC), vem empreendendo para apoiar os empresários industriais baianos neste período de pandemia.
 
 
 
 
 
PL suspende validade de certidões públicas
De acordo com a proposta, suspensão da validade das certidões públicas deverá valer enquanto perdurar o estado de emergência na saúde pública, em decorrência da pandemia ocasionada pela COVID-19.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.