INFORMATIVO

 
 

21 de agosto de 2020

 

Câmara aprova dispensa de certidões

A MP 958 foi aprovada no plenário da Câmara dos Deputados. A Medida dispensa as instituições financeiras públicas de observarem, enquanto durar o período da calamidade, a apresentação de certidões de diferentes obrigações, como tributos federais, dívida ativa da União, FGTS e Cadin. Micro e pequenas empresas contarão com prazo estendido por mais 180 dias.
 
A medida representa um avanço para a melhoria do acesso ao crédito necessário à superação da crise, ao dispensar as exigências estabelecidas por normas infraconstitucionais. Com a aprovação da MP 958, aumentam as chances de captação de recursos das empresas que eventualmente não estejam conseguindo estar em conformidade com todas as exigências impostas nas operações de crédito.
 
Foram considerados matéria estranha e retirados do texto os dispositivos referentes à renegociação de dívidas de crédito rural e à suspensão do pagamento de parcelas do Programa de Regularização Tributária Rural (PRR), do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) – Terra Brasil e do Fundo de Terras e da Reforma Agrária (FTRA).
 
A MP 958 era uma das demandas da CNI para facilitar o acesso ao crédito e viabilizar a chegada dos recursos “na ponta”, isto é, às empresas que necessitam de recursos para cumprir seus compromissos financeiros.
 
A medida seguirá para avaliação do Senado Federal, para análise até o dia 24 de agosto, último dia de sua eficácia.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Padrões de qualidade para fornecedores são destaque em Café empresarial do IEL on-line
No encontro virtual, representantes da área de suprimentos da Deten Química e da Mineração Caraíba falaram sobre a importância do atendimento aos padrões de qualidade entre fornecedores, fator fundamental para a segurança das operações.
 
 
 
 
 
FIEB disponibiliza três manuais de Logística Reversa
Resultantes do Acordo de Cooperação Técnica assinado com o Ministério Público do Estado da Bahia, documentos têm como objetivo contribuir para a implantação da Logística Reversa nas empresas baianas, em atendimento ao disposto nas Políticas (Nacional e Estadual) de Resíduos Sólidos.
 
 
 
 
 
Projeto de Lei altera FUNEDIC
Proposta tem por objetivo atualizar a finalidade do FUNEDIC, ampliando a sua competência para, em caráter complementar, prover recursos financeiros para aplicação nas ações de administração das áreas destinadas à instalação de empreendimentos empresariais.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.