INFORMATIVO

 
 

30 de julho de 2015

 

Empresário relata experiência associativa no Maranhão

A convite da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o diretor do Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado da Bahia (Sinprocim-BA), Jarilson Santana, participou de mais uma edição do Diálogo sobre a Competitividade da Indústria, ação que faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) e tem o propósito de mostrar aos participantes que muitos dos problemas enfrentados por suas empresas são comuns às demais, podendo ser superados por meio da ação coletiva. Desta vez, o encontro foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), dia 22 de julho, em São Luis.
 
O empresário, que já havia participado de encontros em Sobral (Ceará) e em Londrina (Paraná), relatou a experiência associativa e os benefícios obtidos por sua empresa - a IBPC - por estar associada ao sindicato, citando a diminuição dos custos, a melhoria da qualidade nos processos e produtos e a melhoria da qualificação da mão de obra. “Embora a maioria das conquistas através do sindicato sejam coletivas, a troca de experiências com outros empresários aponta caminhos para problemas específicos”, afirmou. Ele ressaltou, ainda, que o atual momento econômico reforça a necessidade de união. “A crise pode ser vista como uma oportunidade, mas somente juntos podemos superá-la”, completou.
 
Além de Jarilson Santana, o presidente do Sindirepa/MA, Antônio Rosa, também foi convidado a compartilhar sua experiência no sindicato, forte em parcerias e com ações como criação de banco de empregos e realização de reuniões itinerantes para ampliação do número de associados.
 
O consultor da CNI, Oscar Rache, responsável por conduzir o evento, lembrou a importância das empresas estarem unidas. “Não se faz nada sozinho, quando se trata de ambiente de negócios”, alertou. Haroldo Padilha, da River Refrigerantes, empresa associada ao Sindicato Bebidas do Maranhão, resumiu que o exposto no encontro pode ser definido como um “modelo de gestão e de maturidade empresarial”.
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Sindiplasf participa de encontro de lideranças do plástico em SC
Intercâmbio de Lideranças Setoriais reuniu presidentes de sindicatos do setor do setor plástico de todo o país para discutir os desafios do setor. 
 
 
 
 
 
PL discute cultivo de plantas alimentícias
Comissão da Câmara rejeita projeto que proíbe o cultivo de plantas alimentícias transgênicas com tolerância a herbicidas.
 
 
 
 
 
Indenização por atraso no pagamento do 13º
Proposta altera a Lei que trata sobre o 13º salário para conceder indenização ao empregado no percentual de 100% do valor devido, em caso de atraso no pagamento. 
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.