INFORMATIVO

 
 

6 de agosto de 2015

 

Alterada norma sobre o Sistema Mediador

Foi publicada no dia 29/07, no DOU Seção I Pág. 74, a Instrução Normativa n. 20 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), alterando as regras da Instrução Normativa n. 16/2013 a respeito do depósito, registro e arquivo de convenções e acordos coletivos no Sistema Mediador do MTE. Conheça a seguir as disposições da nova instrução.
 
De acordo com a norma, devem ser registrados no Sistema Mediador do MTE, observadas as respectivas exigências formais, além das convenções e acordos coletivos e seus aditivos, os acordos coletivos de trabalho específicos (ACTE) que visem: 
(i) À adesão ao Plano de Proteção ao Emprego (PPE), a que se refere a Medida Provisória n. 680/2015; e 
(ii) À autorização transitória para trabalho aos domingos e feriados civis e religi-osos, na forma da Portaria MTE n. 945/2015. 
 
No caso do ACTE de adesão ao PPE, o requerimento de registro deverá ser dirigido, junta-mente com os demais documentos previstos, à Secretaria Executiva do Comitê do Programa de Proteção ao Emprego (SE-CPPE), que encaminhará tudo à Secretaria de Relações do Tra-balho (SRT) do MTE, a qual analisará o pedido. 
 
Também é necessário, no registro do ACTE de adesão ao PPE, anexar na aba Trabalhadores um arquivo contendo a relação dos empregados abrangidos pelo programa, conforme mo-delo disponibilizado no Sistema.
 
Para além das disposições específicas acerca do ACTE, a normativa ainda traz regras para de-pósito, registro e arquivo de instrumentos coletivos de forma geral. 
 
Nesse sentido, estabelece que as convenções coletivas, os acordos coletivos de trabalho e os acordos coletivos de trabalho específicos, bem como os seus respectivos termos aditivos, passarão a ter seus registros requeridos no Sistema Mediador em campos específicos. 
 
Além disso, passa a exigir que, em relação aos instrumentos coletivos em elaboração, seja inserido, na aba Anexo do sistema, arquivo contendo cópia da ata da assembleia dos traba-lhadores que aprovou o referido instrumento. 
 
Deixa estabelecido ainda que, quando versarem sobre o mesmo objeto, as informações inse-ridas na descrição das cláusulas do instrumento coletivo em elaboração não devem divergir daquelas inseridas nas abas específicas do Sistema Mediador. Caso essa regra seja desrespeitada, a solicitação será arquivada sem o devido registro do instrumento. 
 
Por último, a instrução acrescenta que, após o protocolo, as solicitações de registro serão passíveis de retificação também em virtude de ausência ou de inconsistência nos anexos exi-gidos, além das razões já existentes (como rasura no requerimento de registro, ausência de assinatura no requerimento de registro, requerimento de registro diverso do original), que se mantêm.
 
Fonte: RT Informa
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Cursos do PDA são promovidos em parceria com o Sinduscon
Como evitar problemas trabalhistas e Como pagar menos tributos foram temas de cinco turmas de cursos realizados em pareceria com o Sindicato da Indústria da Construção. 
 
 
 
 
 
Publicada resolução sobre o eSocial
Resolução dispõe sobre tratamento diferenciado para Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedor Individual (MEI).
 
 
 
 
 
FIEB avança no apoio ao planejamento dos sindicatos
Sindiplasba e Sindvest Feira realizaram, em julho, seus planejamentos estratégicos, como parte das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.