INFORMATIVO

 
 

6 de agosto de 2015

 

FIEB avança no apoio ao planejamento dos sindicatos

Mais dois sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) contaram com o apoio da instituição para a elaboração de seus Planejamentos Estratégicos. Com o suporte de um consultor da CNI, foram realizadas, em julho, reuniões de planejamento com o Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado da Bahia (Sindiplasba), no dia 28.07, e com o Sindicato das Indústrias de Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindvest Feira), no dia 29.07. Além de dar suporte na construção e implantação do planejamento, a Federação também colabora para a execução dos Planos de Ação.
 
“No planejamento, conseguimos identificar o que devemos fazer no futuro dentro de uma condição do que é, de fato, realizável, minimizando os esforços e maximizando os resultados”, afirmou Edison Virgínio Nogueira Correia, presidente do Sindvest Feira. De acordo com o presidente, a ideia é promover ações dentro das possibilidades do sindicato da atual gestão, com foco na ampliação no quadro de associados e oferta de novos serviços. “Só se fortalece o sindicato com o associativismo”, ressaltou. Ele destacou, ainda, a importância do apoio da FIEB e CNI para esta ação. “A iniciativa é importantíssima para o fortalecimento do sindicato, para que ele tenha autonomia a interaja com as entidades de representação estadual e nacional da Indústria”, disse. 
 
A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) e, desde 2014, conta com uma nova metodologia. Além da elaboração e revisão do planejamento estratégico e da elaboração do plano de ação, a ação inclui o apoio no gerenciamento e implementação de ações estratégicas definidas no Plano de Ação e avaliação de resultados. Com isso, os sindicatos que já elaboraram o planejamento têm a oportunidade de construir um plano de monitoria.
 
A previsão para 2015 é que, no total, seis sindicatos realizem ou revisitem seus planejamentos e outros seis façam acompanhamentos das ações definidas no Plano de Ação.
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Cursos do PDA são promovidos em parceria com o Sinduscon
Como evitar problemas trabalhistas e Como pagar menos tributos foram temas de cinco turmas de cursos realizados em pareceria com o Sindicato da Indústria da Construção. 
 
 
 
 
 
Alterada norma sobre o Sistema Mediador
Nova Instrução Normativa altera regras que tratam do depósito, registro e arquivo de convenções e acordos coletivos.
 
 
 
 
 
Publicada resolução sobre o eSocial
Resolução dispõe sobre tratamento diferenciado para Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedor Individual (MEI).
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.