INFORMATIVO

 
 

5 de novembro de 2020

 

O jeito certo de fazer Regras

Regras claras, criadas a partir de processos transparentes e participativos contribuem para um ambiente de negócios estável e previsível, reduzindo os riscos para as empresas, aumentando a segurança jurídica e gerando incentivos ao empreendedorismo e a novos investimentos.
 
O receituário não é novo, tampouco é desconhecido do governo brasileiro. Medidas como o Manual de Boas Práticas Regulatórias, a Lei das Agências Reguladoras (Lei nº 13.848/2019), a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/2019) e a regulamentação da Análise de Impacto Regulatório e da Análise de Resultado Regulatório (Decreto nº 10.411/20) avançam no sentido do aprimorar as práticas regulatórias. 
 
Apesar de tais iniciativas, diversos órgãos ainda têm dificuldade em aprimorar as suas regulações. Com vistas a estimular a adoção de boas práticas regulatórias, a CNI está lançando uma série de consultas com o objetivo de avaliar, sob a perspectiva das empresas e dos setores regulados, as práticas regulatórias dos principais órgãos reguladores federais.
 
Estamos com uma primeira consulta aberta com foco na avaliação das práticas do INMETRO. Convidamos todos os profissionais que acompanham as regulações do Instituto a acessar e a responder o questionário a partir do link a seguir.
 
Lançaremos, em breve, novas consultas para avaliar Agências, Ministérios e outros órgãos reguladores. Caso tenha interesse em participar, solicitamos que acesse o link a seguir e informe o contato para envio do questionário, bem como o(s) órgão(ãos) de interesse.
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Live debate atual cenário da cadeia da construção civil na Bahia
O atual cenário da cadeia da construção civil na Bahia será discutido nesta sexta-feira (06.11), em mais uma live do Comitê da Cadeia Produtiva da Construção Civil da FIEB. Com transmissão pelo Youtube do Sistema FIEB, o encontro virtual integra o projeto Sala da Indústria da Construção Civil.
 
 
 
 
 
Eleições virtuais: SIMAGRAN utiliza novo formato para votação
Além da praticidade e rapidez, para o SIMAGRAN, que conta com número elevado de empresas associadas localizadas no interior, esta foi uma excelente estratégia para alcançar o resultado expressivo de 92,31% votantes.
 
 
 
 
 
Desoneração da folha
Congresso derruba veto à prorrogação da desoneração da folha de 31/12/2020 para 31/12/2021, incluída na MP 936, que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Empego e da Renda.
 
 
 
 
 
Rede Sindical da Construção discute setor
Presidentes e executivos de sindicatos empresariais de todo o país discutiram os desafios e oportunidades na cadeia da Construção Civil em encontro promovido pela CNI em parceria com as Federações de Indústrias.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.