INFORMATIVO

 
 

19 de novembro de 2020

 

Pronampe: Senado aprova aporte de recursos

O Plenário do Senado aprovou ontem (18.11), nos temos do relatório da senadora Kátia Abreu (PP/TO), o PL 5029/2020, de autoria do senador Jorginho Mello (PL/SC).
 
O texto inicial da matéria permite que a União aumente sua participação no Fundo Garantidor de Operações (FGO), para a concessão de garantias no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), no valor equivalente ao montante dos recursos devolvidos à União pelo Programa Emergencial de Suporte a Empregos (Pese) – o valor é de aproximadamente R$ 10 bi.
 
O texto inicial determinava, ainda, nova taxa de juros (Selic + 6%) para as operações feitas no âmbito do Pronampe, para implementar a sua terceira fase.
 
O texto aprovado, fruto de acordo entre autor, relatora e líder do governo, restringe o texto original ao seu primeiro artigo, que permite o remanejamento de recursos.
 
A intenção, ao não alterar as condições de pagamento do Programa, foi dar liquidez aos recursos, que, por conta da legislação orçamentária, precisam ser gastos ainda este ano.
 
Os senadores Jorginho Mello (PL/SC), Fernando Bezerra Coelho (MDB/PE) e Kátia Abreu (PP/TO) estão comprometidos com a aprovação da matéria ainda este ano, até mesmo por meio de uma Medida Provisória, caso necessário, de forma a liberar o crédito e estão comprometidos, também, com a criação de espaço fiscal no orçamento do ano que vem que possibilite que o Programa seja permanente.
 
O Pronampe permitiu às microempresas e às empresas de pequeno porte a captação de recursos junto às instituições financeiras, para financiamento da atividade empresarial nas suas diversas dimensões, sendo utilizado para investimentos e para capital de giro isolado e associado. Tendo isso em vista, é fundamental manter o Programa ativo por meio da canalização de recursos não utilizados, como do Pese, de forma a propiciar condições mais favoráveis para o acesso ao crédito.
 
O projeto segue para a Câmara dos Deputados.

Fonte: Novidades Legislativa CNI
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Prorrogadas as inscrições para bolsas de ensino médio das Escolas do SESI Bahia
As inscrições do processo seletivo para bolsas de estudo integrais oferecidas pelas Escolas do Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) foram prorrogadas até o dia 22 de novembro. Instituição oferece 475 bolsas integrais para as escolas de Salvador e outros seis municípios do interior.
 
 
 
 
 
Cursos Técnicos: SENAI BAHIA abre inscrições com mais de 700 bolsas de estudo para todo o estado
São oferecidas 6.460 vagas para cursos presenciais e semipresenciais. Deste total, 735 vagas são destinadas aos candidatos do Programa de Bolsas de Estudo.
 
 
 
 
 
Nota analisa 13º de contratos suspensos
Documento da Secretaria do Trabalho analisa os efeitos dos acordos de suspensão do contrato de trabalho e de redução de jornada, sobre 13º e férias. Acesse.
 
 
 
 
 
ENAI discute importância do setor industrial para o crescimento do Brasil
Considerado o evento mais importante da indústria brasileira, encontro discutiu principais temas relevantes para o desenvolvimento do setor.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.