INFORMATIVO

 
 

3 de dezembro de 2020

 

PL dispensa certidões para crédito

O Plenário do Senado aprovou, dia 19.11, nos temos do relatório do senador Plínio Valério (PSDB/AM), o PL 4528/2020. O projeto retoma dispositivos da MP 958, que dispensam a observância pelas instituições financeiras públicas de exigência de certidões para contratações e renegociações de crédito durante a calamidade decorrente da Covid-19.
 
O relatório aprovado determina ainda que, no âmbito do Programa Emergencial de Suporte a Empregos (Pese), é vedada às instituições financeiras participantes do Programa a cobrança de tarifas por saques, totais ou parciais, ou pela transferência a outras contas, dos valores creditados nas contas dos agentes econômicos beneficiários do Programa. Hoje, a cobrança de tarifas é vedada quando os valores forem creditados nas contas dos empregados.
 
Determina, ainda, que a dispensa de certidões se aplica, também, no que couber, às operações de crédito realizadas por instituições financeiras privadas.
 
Com a perda de eficácia da Medida Provisória 958, o projeto é meritório projeto pois pretende, novamente, dispensar a apresentação de diversas certidões negativas de diferentes obrigações como CND, dívida ativa da União, FGTS e Cadin, de forma a contribuir para a preservação das empresas nesse momento de calamidade pública e facilitar o acesso ao crédito disponibilizado para enfrentamento da severa queda da atividade econômica, possibilitando a manutenção dos empregos, pagamento de despesas fixas e retomada mais célere da atividade econômica.
 
O projeto é especialmente importante para a Linha de Crédito Especial dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Nordeste (FNE), Norte (FNO) e Centro-oeste (FCO), que foi instituída por uma norma infralegal, a Resolução CMN n° 4.798, de 6 de abril de 2020. Com isso, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e o Banco da Amazônia (BASA) voltaram a exigir as CNDs para a concessão do crédito, o que tem travado os desembolsos.
 
O projeto segue para a Câmara dos Deputados.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Intercâmbio Multissetorial encerra agenda dos encontros em 2020
Encontro reuniu lideranças de sindicatos de diferentes segmentos, que não foram envolvidos nas demais reuniões do ano. CNI confirmou agenda de Intercâmbios em suas as ações para 2021. 
 
 
 
 
 
Ação Sindical completa 500 edições e migra para multiplataforma
Newsletter semanal foi criada em 2011 com o papel de levar informação aos sindicatos e empresas associadas e agora se transforma no Conexão Indústria, que inclui uma landing page, aplicativo para smartphone e divulgação de notícias via whatsapp.
 
 
 
 
 
Com R$2,3 mi liberados, Sicoob/Credifiemg aposta em visitas a indústrias para estreitar relacionamentos
Para avaliar as reais necessidades financeiras da indústria, 13 empresas da Região Metropolitana de Salvador serão visitadas. Desde que o convênio entre as duas instituições foi assinado, no último mês de outubro, 20 contas foram abertas.
 
 
 
 
 
COVID-19: Normas municipais
Confira levantamento atualizado, realizado pela FIEB, com as normas publicadas nos principais municípios do estado da Bahia sobre a pandemia da COVID-19.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.