INFORMATIVO

 
 

10 de setembro de 2015

 

Projetos de lei sustam NR 12

Dois projetos de lei no Senado e na Câmara dos Deputados que sustam a aplicação da Norma Regulamentadora nº 12 (NR 12) - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, do Ministério do Trabalho e Emprego (PDS nº 43/2015 e PDC nº 1408/2013), tiveram tramitação esta semana, com forte mobilização dos sindicatos patronais, Federações e CNI.
 
O PDS nº 43/2015 teve o seu requerimento de urgência retirado pelo Plenário do Senado na sessão de ontem. O requerimento de urgência autorizaria que ele fosse colocado na pauta e imediatamente colocado em votação. Agora, o texto voltará à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para análise mais aprofundada.
 
O PDC nº 1408/2013, que teria seu requerimento de urgência votado ontem (09/09), acabou prejudicado pela discussão da reforma política na Câmara, mas é possível que o requerimento seja votado ainda hoje e imediatamente levado ao plenário.
 
Para a Indústria, a sustação do atual regulamento é urgente e necessária, para que um novo instrumento legal, desta vez, guarde um equilíbrio com a finalidade que se pretende alcançar, ou seja, a necessária segurança e proteção do trabalhador.

A norma deve observar ainda a avaliação da capacidade das empresas em mudar os sistemas de segurança, observando o momento construtivo das máquinas e equipamentos quando da sua fabricação, bem como, que a separação de obrigações entre o fabricante/importador do equipamento e o usuário final da máquina se façam regulados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.  
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Executivos de sindicatos concluem capacitação sobre atendimento consultivo
Iniciativa capacitou executivos sobre as competências necessárias ao atendimento às indústrias, de acordo com a abordagem consultiva do Sistema Indústria. 
 
 
 
 
 
Projeto estende teto do Simples
Câmara finaliza votação do projeto que prevê a ampliação do teto do Simples Nacional.
 
 
 
 
 
Empresários da região sudoeste conheceram Normas de SST
As Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho que mais afetam o setor industrial foram discutidas em curso do Programa de Desenvolvimento Associativo.
 
 
 
 
 
Como reduzir a tarifa de energia elétrica é tema de curso na FIEB
Tarifa de energia da indústria no Brasil é uma das mais altas do mundo, diz  Fábio Sales Dias, consultor da CNI.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.