INFORMATIVO

 
 

10 de setembro de 2015

 

Como reduzir a tarifa de energia elétrica é tema de curso na FIEB

No último mês de maio, o custo médio da tarifa de energia elétrica para a indústria no Brasil foi o mais alto do mundo: R$ 543,00 por megawatt/hora. O dado apresentado na terça-feira (08/09) pelo engenheiro eletricista Fábio Sales Dias representa o atual panorama do mercado de energia no país, com tarifas impactadas pela alta carga tributária e pela falta de chuva dos últimos anos, que comprometeu os níveis dos reservatórios e levou o país a recorrer às usinas termelétricas.     
 
O especialista esteve na FIEB para ministrar o curso “Como reduzir sua tarifa de energia elétrica?” para empresários do setor industrial. “Nosso objetivo é ensinar os executivos e profissionais a analisar a  conta de energia da sua indústria, identificando as oportunidades para redução dos custos”, explica Fábio.
 
Segundo o especialista, um dos primeiros passos é verificar se a demanda contratada pela empresa está de acordo com as suas necessidades, buscando identificar um perfil ótimo para a contratação. “Outra alternativa é verificar a possibilidade de optar por um fornecedor alternativo no mercado livre ou mesmo investir em geração própria”, ensina Fábio.
 
A realização do curso “Como reduzir sua tarifa de energia elétrica?” é uma iniciativa do Sistema FIEB em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), dentro do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). Ministrado em diversas capitais brasileiras, o treinamento teve sua primeira edição na Bahia em 2013, atraindo executivos dos mais diversos segmentos industriais. 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Executivos de sindicatos concluem capacitação sobre atendimento consultivo
Iniciativa capacitou executivos sobre as competências necessárias ao atendimento às indústrias, de acordo com a abordagem consultiva do Sistema Indústria. 
 
 
 
 
 
Projeto estende teto do Simples
Câmara finaliza votação do projeto que prevê a ampliação do teto do Simples Nacional.
 
 
 
 
 
Empresários da região sudoeste conheceram Normas de SST
As Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho que mais afetam o setor industrial foram discutidas em curso do Programa de Desenvolvimento Associativo.
 
 
 
 
 
Projetos de lei sustam NR 12
Setor industrial está mobilizado em apoio às proposições que suspendem a aplicação da Norma Regulamentadora que trata da Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.