INFORMATIVO

 
 

15 de outubro de 2015

 

Governo realiza enquete sobre mudanças nos processos de comércio exterior

O Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior e a Receita Federal iniciaram uma enquete sobre mudanças nos processos de comércio exterior, que ficará disponível até 30 de outubro.
 
Trata-se de uma oportunidade para que o setor privado apresente sugestões e comentários sobre a proposta de aperfeiçoamento do novo processo de exportação que será implantado em breve no Portal Único de Comércio Exterior. O Portal Único visa a reformulação dos processos de exportação, importação e trânsito aduaneiro, e busca desburocratizar e modernizar procedimentos para torná-los mais eficientes, harmonizados e integrados entre todos os envolvidos no comércio exterior no Brasil.
 
O Novo Fluxo de Exportação será o primeiro módulo do Portal Único a ser entregue aos operadores de comércio exterior, despachantes, operadores logísticos e agentes de carga. Ele nasce do mapeamento de todo o processo de exportação pelo Instituto Procomex, que é uma parceria entre governo e a Confederação Nacional da Indústria - CNI.
 
Buscando a continuidade de contribuição do setor privado, foi elaborada a Cartilha do Novo Processo de Exportação, que apresenta o detalhamento deste processo e a especificação do sistema de exportação que irá gerenciá-lo. Os objetivos são divulgar os principais benefícios do novo processo de exportação aos exportadores e estimular a participação com comentários e contribuições para melhor atender às necessidades dos intervenientes e permitir a redução nos prazos da operação.
 
Acesse aqui o e-mail marketing criado pela CNI para apoio na divulgação da consulta. 
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Dia do Empresário marcará a inauguração de novo prédio do SENAI em Feira de Santana
Novo prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Feira de Santana será inaugurado nesta sexta-feira (16).
 
 
 
 
 
MPEs terão prioridade nas licitações
Decreto presidencial regulamenta preferência nas compras governamentais para bens e serviços de micro e pequenas empresas brasileiras.
 
 
 
 
 
SEFAZ cria Canal Verde
Processo de fiscalização tem como objetivo dar maior celeridade ao transporte de cargas e aperfeiçoar os processos de controle e fiscalização de mercadorias em trânsito. 
 
 
 
 
 
FIEB promove encontro com executivos sindicais
Executivos e técnicos de sindicatos receberam orientações sobre fluxo de informações, demandas e prestação de contas com a FIEB.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.