INFORMATIVO

 
 

19 de novembro de 2015

 

Empresários baianos participam do Encontro Nacional da Indústria

Liderada pelo presidente Ricardo Alban, uma delegação da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), composta por 31 membros, entre presidentes de sindicatos, empresários, gestores e executivos da Federação, participaram do Encontro Nacional da Indústria (ENAI), promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nos dias 11 e 12 de novembro, em Brasília. Nos dois dias, representantes da indústria debateram com ministros, parlamentares, empresários e especialistas o tema “Brasil: ajustes e correções de rota” e discutiram a crise econômica brasileira e os entraves ao aumento da competitividade.
 
“O ENAI é uma oportunidade de discutir a conjuntura econômica e política. É também um momento para avaliar os principais desafios impostos à competitividade do setor industrial, especialmente os elementos que compõem o chamado Custo Brasil. Precisamos construir um ambiente favorável aos negócios, para que o empresário se sinta estimulado e seguro para investir”, avalia o presidente da FIEB, Ricardo Alban.
 
O presidente da CNI, Robson Andrade, afirmou que é preciso ação, construção de consensos e firme decisão política para fazer as reformas que o país necessita para crescer. Ele defendeu uma reforma da previdência, avanços no sistema tributário, nas relações de trabalho e na regulação das concessões. Destacou ainda a importância dos empresários se mobilizarem para viabilizar as reformas que vão elevar a competitividade da indústria. “O momento exige transformações abrangentes. É preciso que o setor público se comprometa com uma profunda melhoria do ambiente de negócios no Brasil. A agenda passa pelo reequilíbrio macroeconômico, pois a estabilidade e a previsibilidade são condições fundamentais para o crescimento. Mas o ajuste precisa ser rápido e cirúrgico para minimizar os custos que o acompanham”, declarou.
 
O encerramento do ENAI contou com palestra do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, que deixou uma mensagem de otimismo. “Todos  atravessamos um momento difícil, mas a capacidade do Brasil fazer as coisas acontecerem é impressionante. No Brasil, eu acredito”, afirmou. “É natural que fatos negativos dominem as manchetes, mas o futuro é moldado pelas perspectivas de longo prazo”, completou o ex-presidente americano.
 
AÇÃO SINDICAL – Pela primeira vez o ENAI reservou uma sessão voltada para discutir melhores práticas sindicais e caminhos para aperfeiçoar a representação empresarial na sessão "Ação sindical: inovando para gerar resultados". A palestra do professor da FGV, Silvio Meira, abordou as redes e o universo digital. Esta foi seguida por um talk show mediado pelo especialista em relações sindicais, Marcelo Lomelino. Na ocasião, foi apresentado um vídeo com foco na valorização empresarial produzido pelo Sindicato da Indústria do Mobiliário do Estado da Bahia - Moveba. O vídeo está sendo elogiado por vários lideres sindicais.

 
 
Mais notícias
 
 
 
Consultor orienta empresários sobre mudanças com implantação do Bloco K
Empresários e contadores entenderam as mudanças do controle de produção e estoque das empresas com a implantação do Bloco K do Sped Fiscal.
 
 
 
 
 
MP 685/2015: PRORELIT
Câmara mantém retirada do Planejamento Tributário.
 
 
 
 
 
Lei permite parcelar ITIV
Câmara Municipal aprova projeto que autoriza o parcelamento em até 12 vezes do valor do Imposto. 
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.