INFORMATIVO

 
 

4 de fevereiro de 2016

 

Sistema Indústria tem mais de 6 mil vagas em consultorias e oficinas para sindicatos

As ações fazem parte do Avança Sindicato, eixo de atuação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), cuja principal missão é fortalecer os sindicatos empresariais, além de desenvolver competências de seus representantes.  A Bahia irá contar com 15 turmas e 262 vagas em 2016.

As atividades se dividem em 23 modalidades, que incluem desde oficinas práticas sobre negociação coletiva e defesa de interesses a consultorias para auxiliar os sindicatos a montar o planejamento estratégico da entidade, sendo esta, inclusive, a ação com maior número de oportunidades: 1,3 mil. O Avança Sindicato também oferece aos sindicatos acesso a ferramentas de gestão e de comunicação, como o Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação (SIGA), o Catálogo Online de Boas Práticas Sindicais e o Sistema de Inteligência de Negócios da Indústria.

Em 2016, o programa traz uma novidade. Serão realizados os Bate-papos Sindicais, nos quais, a cada encontro, um líder ou executivo sindical será convidado a visitar outro estado para compartilhar boas práticas em defesa de interesses, negociação coletiva, gestão sindical ou prestação de serviços às empresas. Cada federação poderá organizar até dois eventos dessa natureza.

 
 
Mais notícias
 
 
 
Indústria Brasileira: da perda da competitividade à recuperação?
Publicação da CNI informa que a participação do Brasil no valor adicionado mundial de manufaturados encolheu de 1,85%, em 2003, para 1,66%, em 2013. Com relação às exportações, a participação brasileira aumentou, mas mostrou desempenho inferior à média dos países emergentes.

Clique e confira a publicação completa.
 
 
 
 
 
Decreto altera legislação do IPI
Em edição extra do DOU de 29 de janeiro de 2016 foi publicado o Decreto nº 8.656, que altera a legislação do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI. Mudanças atingem chocolates, sorvetes, cigarros e rações.
 

 
 
 
 
 
Lei assegura direito de escolha da oficina
A Lei Estadual Nº 13.536, de 02 de fevereiro de 2016, assegura ao consumidor o direito de livre escolha da oficina em casos de cobertura dos danos em veículo por seguradora, no âmbito do Estado da Bahia. 
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.