INFORMATIVO

 
 

22 de junho de 2016

 

ALBA aprova PL que reduz incentivo do ICMS

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, por 34 votos a 16, o Projeto de Lei nº 21.914/2016, do Executivo Estadual, que institui condições para concessão e manutenção de incentivos fiscais ou financeiros relacionados ao ICMS, inclusive aqueles já em curso.
 
De acordo com o texto aprovado, as empresas só terão direito aos incentivos se comprovarem a realização de depósito, em favor do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza, do equivalente a 10% (dez por cento) do respectivo incentivo. 
 
O projeto foi apresentado pelo Executivo com solicitação de urgência a ser aprovada no dia 8 de junho. Contudo, negociações encampadas pela FIEB, em conjunto com sindicatos industriais e empresários, adiaram o pedido de urgência para dia 13 de junho, com a votação tendo ocorrido no dia 16. 
 
Além disso, foi negociada a retirada da exigência referente ao atendimento à Lei nº 11.479/2009, especialmente quanto à observância das cotas para pessoas portadoras de deficiência e jovens aprendizes, devido às dificuldades de seu cumprimento por parte das empresas.
 
Outro avanço diz respeito ao adiamento do início da vigência para a data da regulamentação da Lei, por meio de Decreto do governador Rui Costa, que assumiu o compromisso de apenas regulamentá-la caso os demais estados adotem legislação semelhante.
 
O projeto agora segue para sanção do governador Rui Costa (PT).
 
EFEITO NEGATIVO
 
O presidente da FIEB, Ricardo Alban, afirma que o projeto aprovado terá duplo efeito negativo: o aumento dos custos em segmentos incentivados, o que tem impacto ainda mais forte no atual ambiente recessivo e de perspectivas negativas, bem como a perda de credibilidade da política de atração de investimentos do estado da Bahia diante da insegurança jurídica causada pela redução inesperada dos incentivos. E faz um alerta: “Se a consequência da aprovação do PL 21.914/2016 for a inviabilização do funcionamento de unidades industriais, a perda de arrecadação futura e outros prejuízos sociais deverão ser muito maiores do que os ganhos obtidos no curto prazo.” 
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Evento na FIEB discute liderança em tempos de crise
Empresários baianos trocaram experiências sobre liderança em tempos de crise, durante o evento Diálogos Empresariais, promovido pela FIEB em parceria com CNI.
 
 
 
 
 
SENAI está com inscrições abertas para cursos técnicos
São 4.500 vagas, sendo 900 bolsas para os candidatos que fizeram o Enem, com 600 pontos ou mais. Os interessados devem se inscrever até 16.07 e, para bolsas, até 30.06.
 
 
 
 
 
TST suspende multa de cota para deficientes
Decisão do TST afasta a imposição de multa à empresa com dificuldade em preencher a cota mínima de pessoas com deficiência ou reabilitadas. Conheça mais no RT Informa.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.