INFORMATIVO

 
 

30 de junho de 2016

 

NR-16: Prorrogado prazo de Consulta

Foi publicada, dia 20/06, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 546/2015 que prorrogou, por mais 30 dias, o prazo da consulta pública do novo texto técnico básico do Anexo V, sobre atividades perigosas em motocicleta, da NR-16, que trata das atividades e operações perigosas.  
 
O novo texto do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) traz poucas inovações em relação à regulamentação vigente, como por exemplo, o item “1” que determina a criação de programas de manutenção e de prevenção de acidentes, além da determinação do fornecimento gratuito pelo empregador de todos os equipamentos de segurança para a utilização da motocicleta. Outra inovação do texto ministerial é a criação de um limitador de até 20% da jornada, item "3", que exclui da empresa a obrigação do pagamento do adicional de periculosidade para o trabalhador.
 
Para participar da consulta nacional e registrar as suas considerações, os interessados deverão encaminhar suas manifestações para o e-mail: normatizacao.sit@mte.gov.br ou via correio para o endereço: Ministério do Trabalho e Previdência Social, Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, Coordenação-Geral de Normatização e Programas (Esplanada dos Ministérios – Bloco “F” - Anexo “B” - 1º Andar - Sala 107 - CEP 70059-900 - Brasília/DF).
 
Vale destacar a importância da participação dos empresários, já que todas as manifestações serão consideradas pelo Ministério do Trabalho no momento das discussões tripartites (governo/trabalhadores/empregadores) quando da constituição do Grupo Técnico Tripartite.
 
Acesse aqui o texto em consulta.  
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Atividade sindical: Comissão apresenta PL
Proposta consolida conjunto de mudanças relacionadas ao financiamento da atividade sindical dos trabalhadores e empregadores.
 
 
 
 
 
Fortalecimento da cadeia da construção
Câmara Setorial da Construção Civil reúne 12 sindicatos do setor para defesa de interesses comuns.
 
 
 
 
 
Sindcerbe participa de encontro setorial em MG
Intercâmbio de Lideranças Setoriais, do PDA, reuniu presidentes de sindicatos do setor de bebidas de todo o país para discutir prioridades e desafios do setor.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.