INFORMATIVO

 
 

30 de junho de 2016

 

Sindcerbe participa de encontro setorial em MG

Presidentes de 14 sindicatos de bebidas de todo o país se reuniram na Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), dia 21 de junho, para o 2º Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria de Bebidas, ação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com Federações de todo o país.
 
No encontro, foram apresentadas as boas práticas do Sindicato das Indústrias de Cerveja e de Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas). Inativo em 2004, hoje o sindicato conta com 150 empresas associadas, especialmente de produtores de cachaças e cervejas artesanais. A síntese do sucesso está numa estratégia simples: a contratação de um executivo. Entre as ações destacadas estão a implantação de um sistema de comunicação segmentada e atualizada (cerveja, cachaça, refrigerantes, sucos e energéticos e água mineral) e a defesa de uma carga tributária mais justa para o setor (regimes especiais de ICMS para cervejas e cachaça artesanais), além do oferecimento de assessoria especializada para os associados com ênfase em planejamento tributário.
 
“Ficamos muito bem impressionados com a boa prática mineira e ficou clara a necessidade de ter profissionais competentes nos sindicatos”, afirmou o presidente do Sindicato da Indústria da Cerveja e Bebidas em Geral no Estado da Bahia (Sindcerbe), Jefferson Noya, que participou do encontro, pelo segundo ano, representando o setor industrial baiano.
 
Os presidentes participantes também reavaliaram os desafios e propostas definidas no 1º Intercâmbio, realizado ano passado, no Rio de Janeiro, e formularam novas propostas. “O contato com presidentes de outros sindicatos e a formação desta rede colaborativa são muito valiosos”, completou Noya.
 
A previsão este ano é a realização de nove Intercâmbios no total. O objetivo da iniciativa é estreitar o relacionamento entre líderes empresariais de diferentes estados, e possibilitar a discussão de temas relevantes para a competitividade da Indústria, em quatro eixos: gestão sindical, defesa de interesses, negociação coletiva e prestação de serviços.
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
NR-16: Prorrogado prazo de Consulta
A prorrogação foi por mais 30 dias para a consulta pública do novo texto técnico do Anexo V, sobre atividades perigosas em motocicleta da NR-16.
 
 
 
 
 
Atividade sindical: Comissão apresenta PL
Proposta consolida conjunto de mudanças relacionadas ao financiamento da atividade sindical dos trabalhadores e empregadores.
 
 
 
 
 
Fortalecimento da cadeia da construção
Câmara Setorial da Construção Civil reúne 12 sindicatos do setor para defesa de interesses comuns.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.