INFORMATIVO

 
 

1 de setembro de 2016

 

Renegociação das Dívidas dos Estados

Foi aprovado, nesta terça-feira (30/08), pelo plenário da Câmara dos Deputados, o projeto de lei complementar (PL) 257, de 2016, do Poder Executivo, que trata da renegociação das dívidas dos estados, ampliando o prazo para liquidação em 20 anos, desde que atendidos requisitos e contrapartidas que limitam os gastos dos entes. O texto aprovado é uma emenda substitutiva, apresentada pelo relator, deputado Esperidião Amin (PP/SC).
 
O texto inicial continha previsão de que os estados ficavam impedidos de conceder ou ampliar incentivos e benefícios fiscais. A emenda substitutiva suprimiu o dispositivo, assegurando a continuidade de políticas de desenvolvimento regional, mediante concessão de benefícios fiscais, que possibilitam que empreendimentos se instalem em regiões menos desenvolvidas do país.
 
Outro ponto suprimido do texto inicial foi a exigência de congelamento de remunerações dos servidores públicos por dois anos.
 
O texto determina que o Poder Executivo deve enviar semestralmente ao Congresso relatório sobre o cumprimento das contrapartidas firmadas pelos estados e providências tomadas nos casos em que se verificarem descumprimento.
 
O projeto está em linha com a Proposta 2 da Agenda para o Brasil sair da Crise 2016-2018, apresentada pela CNI, que aponta a necessidade de implementação de mecanismos de controle do gasto público.
 
A superação da crise econômica e o retorno ao crescimento dependem crucialmente de um ajuste fiscal de curto e longo prazo que assegure o controle das contas públicas, promova maior eficiência na aplicação dos recursos e recupere a capacidade de investimento do Estado. Essa é uma condição fundamental para viabilizar alterações na economia que promovam a volta do crescimento.
 
A matéria segue ao Senado Federal.

Fonte: Novidades Legistativas CNI
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Trabalhadores participaram do Dia Nacional da Construção Social
Evento reuniu mais de 400 trabalhadores da indústria da construção civil no último sábado, 27.8, para comemorar o dia nacional do setor.
 
 
 
 
 
Ricardo Alban apresenta propostas entregues a Temer
Presidente da FIEB observa que a crise é cíclica e começam a surgir sinais de melhora da atividade econômica.
 
 
 
 
 
Alterada tributação estadual
Decreto nº 16.983 altera diversas normas da legislação tributária estadual.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.