INFORMATIVO

 
 

15 de setembro de 2016

 

Portaria altera auxílio-doença

Foi publicada dia 26/08/2016, no DOU, Seção I, Pág. 124, a Portaria nº 152, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, que extingue a possibilidade do pedido de reconsideração do auxílio-doença ao segurado que não se considerar recuperado para o trabalho ao final do prazo inicialmente estabelecido pela perícia para seu retorno.
 
Desde a Portaria nº 359/2006, o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, mediante perícia médica, quando do requerimento de auxílio-doença, estabelece prazo para retorno ao trabalho do segurado, sem a necessidade de realização de uma nova perícia.
 
Pela nova portaria, aquele segurado que não se considerar recuperado para o trabalho no prazo estabelecido, poderá solicitar somente reavaliação de sua capacidade laboral para fins de prorrogação do benefício e não mais formular pedido de reconsideração, como era anteriormente previsto.
 
Se houver discordância, o segurado continuará podendo interpor recurso à Junta de Recurso do Conselho de Recursos do Seguro Social - JR/CRSS, como previsto na portaria anterior, no prazo de 30 dias: (i) em que tomar ciência do indeferimento do pedido de benefício; (ii) da cessação do benefício, quando não houver pedido de prorrogação; e (iii) em que tomar ciência do indeferimento do pedido de prorrogação. Contudo o prazo recursal também não levará mais em consideração a reconsideração, pois esta possibilidade não mais existe.
 
O INSS poderá, quando da análise do recurso, reformar sua decisão e deixar de encaminhar o recurso à JR/CRSS, no caso de reforma favorável ao segurado.
 
A Portaria entrou em vigor na data de sua publicação e revogou a antiga norma – Portaria MPS nº 359/2006. Além disso, determinou que em até 15 dias de sua publicação o INSS deverá disciplinar a aplicação destas medidas.
 
Fonte: RT Informa CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
Fibras naturais perdem espaço para sintéticas, avalia sindicato
De acordo com o Sindifibras é necessário rever o modo de produção do sisal. O alerta ocorreu durante reunião de trabalho, dia 12.09, quando foram apresentadas as demandas tecnológicas do setor para pesquisadores e docentes da Rede Profnit
 
 
 
 
 
Prefeito sanciona nova LOUOS
Nova Lei pode mudar a cara da cidade, pois detalha os parâmetros do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), aprovado em junho.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.