INFORMATIVO

 
 

22 de setembro de 2016

 

Coelba bonificará empresa que trocar motor elétrico antigo por novo

De acordo com a Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman), os motores utilizados pelas indústrias brasileiras têm idade média de 17 anos, considerada muito elevada. Para incentivar a substituição de motores elétricos antigos por novos,  a Coelba lançou o projeto “Bônus para motores eficientes”, que prevê a concessão de bônus que variam de R$ 244,00 a R$ 22.157,00 - a depender da potência e da classe de rendimento -, visando proporcionar maior rendimento, eficiência e economia de energia. A empresa está disponibilizando R$ 2,6 milhões em bônus para o projeto que faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Aneel.
 
As inscrições no “Bônus para motores eficientes”, que é voltado para indústrias, órgãos e serviços públicos, comércios, condomínios residenciais com CNPJ e consumidores rurais irrigantes adimplentes com a distribuidora, podem ser feitas no site da Coelba (www.coelba.com.br), no período de 10/09 a 05/11/2016. Após inscrição e seleção, será firmado contrato entre a concessionária e o consumidor interessado que deverá executar a substituição de seus motores elétricos num prazo de até cinco meses. Com o término da execução da substituição dos motores e apresentação dos documentos comprobatórios à distribuidora, o consumidor receberá o bônus preestabelecido, de acordo com a potência e classe de rendimento do motor. Com o objetivo de evitar que os motores antigos sejam descartados de maneira incorreta ou reutilizados, os equipamentos que forem substituídos deverão ser descartados por empresas especializadas, definidas pela Coelba ou pelo fabricante do motor novo. 
 
O regulamento e as informações também estão disponíveis no site da Coelba. Poderão ser substituídos motores trifásicos, com potência entre 1 cv (cavalo-vapor) e 250 cv, fabricados até 2009, ou monofásicos, com potência superior a 1 cv. Todos os motores antigos a serem substituídos deverão estar em operação e possuir regime de funcionamento de, no mínimo, 3.000 horas/ano. Os motores novos monofásicos devem pertencer à classe de rendimento IR1. Os motores novos trifásicos devem pertencer às classes de rendimento IR2 (alto rendimento) com Selo Procel ou IR3 (premium). Ainda para os motores novos trifásicos, para determinadas faixas de potência e nº de pólos, é obrigatório que o motor seja etiquetado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem.
 
Fonte: Imprensa Coelba

 
 
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