INFORMATIVO

 
 

6 de outubro de 2016

 

Hackathon: Metodologia estimula a solução de desafios industriais

Em um formato de maratona de geração de ideias, o SENAI promoveu, com o apoio dos Sindicatos da Indústria de Vestuário de Salvador e Região (Sindvest) e Indústria e Mármores, Granitos e Similares do Estado da Bahia (Simagran), o Hackathon. A ação estimula a criatividade dos alunos na oferta de soluções em projetos aos desafios enfrentados pela empresas.
 
A atividade foi realizada no Senai Lauro de Freitas, durante o Mundo SENAI, evento que aconteceu nos dias 28 e 29 de setembro, em unidades do SENAI de todos o país para mostrar, na prática, como os jovens se preparam para atuar no mercado industrial, além de apresentar as diversas opções de qualificação profissional oferecidas pela instituição.
 
O Hackathon foi feito com equipes multidisciplinares formadas no local, que contaram com o suporte de especialistas em negócios e tecnologias para propor as soluções de melhorias a nível de produto ou processo, através de uma metodologia orientada dentro da dinâmica evento. “Esta é uma grande oportunidade de valorizar nossos talentos e gerar soluções inovadoras,  que podem resultar em bons projetos e estimular o nascimento de startups”, avaliou Katya Perazzo, coordenadora do Programa de Educação Empreendora do SENAI Bahia.
 
Os executivos dos sindicatos participantes expuseram problemas com o volume de resíduos e seus impactos dos segmentos de mármores, granitos e pedras ornamentais e de vestuário. Como resultado, foram apresentadas ideias sofisticadas de geração de novos produtos utilizando os resíduos, e ainda a formas de aplicação e monetização para as empresas.
 
O desafio lançado pelo Sindvest aos alunos foi o de gerenciar as aparas de tecidos produzidos pela Indústrias de vestuário. “A ação foi bastante significativa para identificação de soluções viáveis para minimizar um dos problema enfrentados pelas indústrias de confecção, que é a quantidade de aparas produzidas nas indústrias”, afirmou Irá Andrade, assessora executiva do Sindvest Salvador.
 
A problemática apresentada pelo Simagran levou como desafio aos alunos a reutilização de rejeitos das empresas que extraem o mármore Bege Bahia. “A solução encontrada foi além da expectativas, sobretudo em razão do  tempo para análise e proposição”, afirmou Bruno Reis, gerente de relacionamento do Simagran. Ele destacou ainda que a ideia é apresentar a solução da equipe vencedora à Assobege, associação que é filiada ao sindicato e que faz extração e beneficiamento do Bege Bahia.

 
 
Mais notícias
 
 
 
Câmara aprova ampliação de teto do Simples
A principal inovação do PLP 25/2007, instituída pelo Senado, foi o aumento dos limites de faturamento para que as empresas possam fazer parte do Simples Nacional. 
 
 
 
 
 
Portaria altera itens pontuais da NR 12
Publicada no mês de setembro, a Portaria nº 1.110 do Mtb, promove ajustes pontuais no texto geral da NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Confira no RT Informa.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.