INFORMATIVO

 
 

11 de novembro de 2016

 

Comissão aprova a vigência imediata de CCTs

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), da Câmara dos Deputados, aprovou, dia 09/11, o parecer da relatora, deputada Flávia Morais (PDT/GO), pela aprovação, com texto substitutivo, do Projeto de Lei 3991/2012.
 
O projeto, em seu texto original, estabelece que as convenções e acordos entrarão em vigor na data da celebração pelo sindicato, ou seja, terão vigência imediata. 
 
A legislação atual prevê que as convenções e acordos entrarão em vigor no prazo de três dias contados da data de entrega dos documentos no órgão competente. 
 
O substitutivo apresentado pela relatora acrescenta que cópias autênticas das convenções e dos acordos deverão ser afixados de modo visível, pelos sindicatos convenentes, nas respectivas sedes e nos estabelecimentos das empresas compreendidas no seu campo de aplicação, dentro de três dias da data de sua assinatura. 
 
Ainda, mantém a previsão de que as convenções e acordos entrarão em vigor na data da assinatura, ou seja, terão vigência imediata.
 
A imediata vigência de Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho prejudica a necessária publicidade dos instrumentos coletivos celebrados, para todos aqueles que a elas se submeterão. A alteração legislativa proposta traz prejuízo, em muito maior medida aos empregadores (notadamente no caso de convenções coletivas), já que a eles se destinam com indiscutível prevalência, as cláusulas obrigacionais. 
 
A matéria segue para apreciação da constitucionalidade e juridicidade pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) e, posteriormente, ao Plenário.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
PL sobre plano de saúde em auxílio-doença
Projeto proíbe o empregador de suspender plano de saúde ao qual o empregado faça jus na época da concessão do auxílio-doença. 
 
 
 
 
 
Curso orienta indústrias sobre NRs
Representantes de indústrias receberam orientação sobre as Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho que mais afetam o setor.
 
 
 
 
 
Bate-papo Sindical apresenta boas práticas em defesa de interesses
Práticas exitosas de sindicatos relacionadas à defesa da interesses foram apresentadas na FIEB durante o Bate-papo Sindical, que reuniu presidentes e executivos de sindicatos patronais baianos para troca de experiências.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.