INFORMATIVO

 
 

2 de dezembro de 2016

 

Senado aprova PEC 55

O Plenário do Senado Federal aprovou, em 1º Turno, após longo debate, por 61 votos SIM e 14 NÃO, aprovou a PEC 55/2016, que institui Novo Regime Fiscal no âmbito dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União.
 
De acordo com o parecer aprovado, as despesas dos três poderes e seus órgãos não poderão crescer, nos próximos 20 anos, acima da inflação acumulada em 12 meses. O valor do IPCA a ser tomado como referência será o valor acumulado entres os meses de julho de um ano a junho do seguinte. 
 
Estabelece, o novo texto, a possibilidade de revisão do método de correção das despesas primárias, por lei complementar de iniciativa do Presidente da República, a partir do 10º exercício da vigência do Novo Regime Fiscal. Será admitida apenas uma alteração do método de correção dos limites por mandato presidencial ara vigorar a partir do décimo ano de vigência do Regime. 
 
Algumas despesas foram excluídas da base de cálculo dos limites anunciados, entre as quais, destacamos: 
 
as transferências de receitas obrigatórias do Governo Federal previstas na constituição para estados e municípios; 
 
créditos extraordinários; 
 
despesas não recorrentes da Justiça Eleitoral com a realização de eleições; e 
 
despesas com aumento de capital de empresas estatais não dependentes. 
 
 
O substitutivo também autoriza o Poder Executivo, para acomodar eventuais dificuldades dos Poderes e órgãos em cumprir seus limites, a compensar, voluntária e transitoriamente, nos três primeiros anos das novas regras fiscais, o excesso de gastos dos demais poderes e órgãos até 0,25% do seu próprio limite de gastos. 
 
No caso de descumprimento dos limites individualizados fixados na PEC, prevê que os órgãos dos três poderes da República não poderão: 
 
conceder ou ampliar incentivo ou benefício de natureza tributária; 
 
criar cargo, emprego ou função que implique aumento de despesa; 
 
conceder ou majorar auxílios, vantagens e quaisquer benefícios considerados não remuneratórios; 
 
criar ou expandir programas e linhas de financiamento, bem como a remissão, renegociação ou refinanciamento de dívidas que impliquem ampliação das despesas com subsídios e subvenções. 
 
Em relação a aplicação de recursos na educação, em 2017 mantém-se o percentual de 18%, incidente sobre a receita dos impostos. Para a área da saúde, seguindo a regra em vigor, em 2017, o governo deveria destinar 13,7% da receita líquida. O texto da Câmara estabelece, contudo, que a Saúde receberá no próximo ano, no mínimo, 15% . A partir de 2018, os limites mínimos de aplicação de recursos em saúde e educação serão equivalentes aos limites do ano anterior, corrigidos pela inflação. 
 
Prevê, ainda, que a tramitação de proposição legislativa, ressalvadas as Medidas Provisórias, quando acarretar aumento de despesa ou renúncia de receita, será suspensa por até 20 dias, a requerimento de um quinto dos membros da Casa, para análise de sua compatibilidade com o Novo Regime Fiscal. 
 
Emendas e destaques foram todos rejeitados. 
 
A PEC deverá ser votada em 2º turno no próximo dia 13 de dezembro.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
Ainda restam vagas para cursos a distância do SESI
Oportunidades são para jovens e adultos com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio e podem elevar nível educacional para se inserir no mercado ou se reclassificar.
 
 
 
 
 
Sindicatos promovem cursos em parceria com PDA
Gestão de SST e NRs com impacto no setor industrial foram as temáticas apresentadas em parceria com o Sinduscon e o Simagran. Curso em Ourolândia atendeu à demanda de empresários do setor na região.
 
 
 
 
 
MTE não reconhece modalidade EaD para SST
Nota Técnica do Ministério do Trabalho não reconhece a modalidade do Ensino a Distância para os treinamentos obrigatórios de segurança e saúde no trabalho, em especial para as NRs 10, 12, 13, 33 e 35.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.