INFORMATIVO

 
 

15 de dezembro de 2016

 

PL altera taxas do Poder Judiciário

Encontra-se em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia o Projeto de Lei nº 22.057/2016 que altera a Lei 12.373, dispondo sobre a fixação, a contagem, a cobrança e o pagamento de emolumentos relativos aos atos praticados pelos serviços notoriais e de registro, da Taxa de Prestação de Serviços na área do Poder Judiciário e da Taxa de Fiscalização Judiciária.
 
Dentre as alterações mais importantes, encontra-se o aumento da Taxa de Apresentação de Títulos e Documentos de Dívidas para Protesto de 63,10%. Essa medida implicará oneração excessiva do proprietário de título da dívida ativa vencido, dificultando sobremaneira a sua cobrança.
 
Para o setor industrial, considerando o cenário de crise econômica atual, um aumento nessa proporção pesaria demasiadamente no bolso de empresários credores de títulos, podendo inviabilizar o protesto de dívidas, as quais ajudariam na manutenção das atividades empresariais, o que tornaria ainda mais distante a recuperação do setor empresarial.
 
O Projeto encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça e, provavelmente, será votado ainda esse ano. 
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Simagran lança Núcleo de Inovação e Tecnologia
INOVASIM identificará problemas do setor de rochas ornamentais no Estado, além de desenvolver soluções e atrair investimentos para financiar os projetos.
 
 
 
 
 
Sindirepa capacita em temáticas comportamentais
Gestores e colaboradores da reparação de veículos participaram do projeto Trilha do Comportamento. Para o sindicato, questões comportamentais têm preocupado tanto quanto os aspectos ligados à capacitação técnica.
 
 
 
 
 
Senado aprova nova Lei Geral de Licitações
O projeto prevê normatização única para licitações e contratos da Administração Pública.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.