INFORMATIVO

 
 

15 de dezembro de 2016

 

Senado aprova nova Lei Geral de Licitações

O Plenário do Senado aprovou o PLS 559/2013, da Comissão Especial de Modernização da Lei de Licitações e Contratos. O projeto prevê normatização única para licitações e contratos da Administração Pública. 
 
Durante a votação do turno suplementar foram apresentadas 58 emendas, tendo sido acolhidas no relatório emendas que tratam: 
 
Critério de desempate – foram incluídos dispositivos que determinam a preferência para bens e serviços produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação; e para bens e serviços originários do Mercosul. 
 
Inexibilidade de licitações - padronização da inexigibilidade de licitação, utilizando os critérios previstos na Lei das Estatais. 
 
Suspensão de licitações – determinação de que ordens de suspensão de licitações por Tribunais de Contas definam as suas causas e, nos casos de objetos essenciais ou de contratação por emergência, como se garantirá o atendimento do interesse público obstado pela suspensão do ato ou procedimento. Determinação de que os órgãos técnicos de contas somente poderão suspender cautelarmente o processo licitatório uma vez e pelo prazo improrrogável de trinta dias.
 
Prazo mínimo para apresentação de propostas - extensão do prazo para 90 dias, nos casos de contratação integrada. 
 
Limite de valores para contratação integrada e semi-integrada - determinação de que o limite de valor de R$ 20 milhões, não se aplica a contratação integrada ou semi-integrada destinada a viabilizar projetos de ciência, tecnologia, inovação e ensino técnico ou superior. 
 
Arbitragem - determinação de que a arbitragem também poderá ser utilizada na rescisão não amigável dos contratos. 
 
Licenciamento ambiental – determinação de que caberá recomposição do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos para a execução de obras e serviços de engenharia quando essa execução for obstada pelo atraso no licenciamento ambiental. 
 
Ordem de pagamentos – determina que a alteração da ordem de pagamento deverá ser comunicada ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas. 
 
Retomada da modalidade concurso
 
Dos principais aprimoramentos ao texto, apoiados pela CNI, foram contemplados o reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos nos casos de atraso do licenciamento ambiental, a previsão de arbitragem na rescisão contratual e, ainda, a ampliação do prazo para apresentação das propostas. 
 
Vale ressaltar, porém, a necessidade de se buscar refinamentos ao texto, notadamente no que se refere: a adequação dos valores ofertados como garantia; previsões mínimas acerca do licenciamento ambiental; habilitação econômico-financeira; subsidiariedade da orçamentação SICRO/SINAPI; processamento de medições. 
 
O projeto segue para a Câmara dos Deputados.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
Simagran lança Núcleo de Inovação e Tecnologia
INOVASIM identificará problemas do setor de rochas ornamentais no Estado, além de desenvolver soluções e atrair investimentos para financiar os projetos.
 
 
 
 
 
Sindirepa capacita em temáticas comportamentais
Gestores e colaboradores da reparação de veículos participaram do projeto Trilha do Comportamento. Para o sindicato, questões comportamentais têm preocupado tanto quanto os aspectos ligados à capacitação técnica.
 
 
 
 
 
PL altera taxas do Poder Judiciário
Dentre as modificações mais importantes, encontra-se o aumento da Taxa de Apresentação de Títulos e Documentos de Dívidas para Protesto.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.