INFORMATIVO

 
 

21 de dezembro de 2016

 

Novas regras simplificam o Bloco K

Uma boa notícia dá um pouco de alívio para a indústria brasileira após um ano duríssimo. O CONFAZ publicou ontem (15/12/2016), no Diário Oficial da União, as novas regras que disciplinam o Bloco K do Sistema Público de Escrituração Digital. Houve uma grande simplificação do Bloco K, que nos próximos dois anos passará a exigir apenas os registros referentes às posições e movimentações de estoque e, em 2017, valerá somente para indústrias com faturamento anual acima de R$ 300 milhões.
 
Após a postergação do prazo de entrada em vigor por dois anos consecutivos, foi possível negociar a simplificação, excluindo registros que trariam aumento de custos, de burocracia e poderiam por em risco até mesmo o sigilo industrial.
 
Essa simplificação foi resultado de mais de dois anos de negociações com os fiscos estaduais e federal e demonstrou a força da atuação conjunta do setor industrial. Essa vitória se deve à mobilização de federações, associações e outras entidades empresariais, que se articularam, atuaram junto a seus representantes e subsidiaram a CNI com informações.
 
Mesmo com essa boa notícia, é preciso manter a atenção. A partir do ano que vem será formado um grupo de trabalho entre entidades do setor industrial e os fiscos para discutir as próximas etapas do Bloco K. Eventuais novos registros, bem como o escalonamento da entrada em vigor para empresas de menor porte devem ser discutidos nesse grupo.
 
Vamos continuar juntos e mobilizados por um ambiente de negócios mais competitivo para a indústria brasileira.
 
Fonte: CNI em Ação

 
 
Mais notícias
 
 
 
Sindicato promove charuto baiano em evento sobre produtos de origem
Charuteira do Recôncavo da Bahia demonstrou o processo de produção artesanal dos charutos. Além disso, foi apresentada a possível combinação com vinhos.
 
 
 
 
 
Conselho de Representantes do Sistema FIEB divulga manifesto
Manifesto defende retomada do crescimento e os ajustes necessários para assegurar segurança jurídica e estabilidade institucional para o país. Clique para conhecer o documento.
 
 
 
 
 
Vereadores aprovam PDAU
Plano Diretor de Arborização Urbana define diretrizes e estratégias para o planejamento, implantação, reposição, expansão, manejo e manutenção da arborização e áreas verdes de Salvador.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.