INFORMATIVO

 
 

12 de janeiro de 2017

 

Recolhimento da TCFA

Tributo criado para manter os órgãos fiscalizadores de meio ambiente, tanto na esfera federal e estadual, quanto na municipal, a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) deve ser recolhido por toda empresa que exerce atividade potencialmente poluidora e que utilize recursos naturais, listada, com seu respectivo potencial de poluição, no Anexo VIII da Lei Federal 10.165/2000. O valor dessa taxa é determinado pelo cruzamento desse potencial de poluição com o seu porte, que é dado pelo faturamento estabelecido pela Lei Complementar nº 139/2011. O pagamento deve ser realizado trimestralmente, em: 31 de março; 30 de junho; 30 de setembro e 31 de dezembro.
 
As empresas podem emitir sua Guia de Recolhimento Única por meio do site do IBAMA. Caso haja alguma pendência, ou a empresa deixe gerar pendência de um ano para o outro, o pagamento deve ser realizado primeiro ao Estado, com a impressão do boleto. Em seguida,  a empresa deve solicitar a impressão do boleto junto ao IBAMA com o abatimento do valor efetuado para o Estado.
 
O não pagamento da TCFA implica em juros de mora de 1% (um por cento) ao mês e multa. Os valores devidos e não pagos ao IBAMA, a título de TCFA, inclusive da multa pecuniária decorrente do descumprimento das obrigações, poderão ser parcelados enquanto os valores não estiverem inscritos em dívida ativa. Ao tomar ciência do débito o IBAMA pode cobrar o pagamento da TCFA devida pelos cinco últimos anos. Por ser a TCFA uma espécie de tributo, aplica-se a decadência quinquenal prevista no Código Tributário Nacional.
 
A TCFA foi instituída, a partir do ano 2000, por meio da Lei Nº 10.165/2000, desde então, o pagamento da TCFA é devido, entretanto algumas empresas podem estar isentas dessa taxa. As empresas associadas aos sindicatos podem buscar assessoria para esta e outras questões na área ambiental, acessando a Assessoria Ambiental Online da FIEBClique aqui para fazer sua consulta.

Mais informaçõe sobre esta e outras obrigações legais ambientais, podem ser obtidas, na publicação da Gerência de Meio-ambiente e Responsabilidade Social (GMARS) da FIEB. Acesse aqui o documento.

 
 
Mais notícias
 
 
 
Seagri reconhece a qualidade da produção de charuto do Recôncavo da Bahia
Documento reconhece oficialmente a área como detentora de características exclusivas para produção de charutos com qualidade, sabor, aroma e coloração diferenciados.
 
 
 
 
 
Programa de Regularização Tributária
De acordo com Medida Provisória, poderão ser quitados débitos vencidos até 30/11/2016, inclusive objeto de parcelamentos anteriores, em discussão administrativa ou judicial, ou ainda provenientes de lançamento de ofício.
 
 
 
 
 
Decreto altera Regulamento do ICMS
Decreto Estadual modifica diversos dispositivos do regulamento do ICMS, com impacto no setor industrial. A nova norma também altera o Regulamento do Procedimento Administrativo Fiscal (RPAF).
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.