INFORMATIVO

 
 

2 de fevereiro de 2017

 

Atualizada taxa de fiscalização sanitária

Foi publicada, no Diário Oficial da União do dia 30/01/2017, a Portaria Interministerial nº 45, dos Ministérios da Fazenda e Saúde, que dispõe sobre a atualização monetária da Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária (TFVS), incidente sobre os bens e produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), instituída na Lei nº 9.782/99.
 
A Portaria adequou o valor da TFVS ao limite de 50% do valor total de recomposição referente à aplicação do índice oficial desde a instituição da taxa, previsto na Lei n° 13.202/15, e que havia sido desconsiderado pela Portaria Interministerial nº 701/15, a qual, atualizando pela primeira vez a TFVS desde a sua instituição, em 1999, o fez no percentual de 193,5%, ultrapassando em 50% o limite estipulado que seria de 96,77%.
 
Essa situação levou os contribuintes a pagarem o valor a maior ou a entrarem com processos administrativos e judiciais de repetição de indébito ou para garantir o seu direito de não ser cobrado por referida quantia.
 
A FIEB participou ativamente do processo de adequação das normas, tendo levado o pleito provocado pelos Sindicatos das Indústrias de Cosméticos, Tabaco e Sabões, juntamente com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), à ANVISA e aos Ministérios da Saúde e da Fazenda, tendo obtido êxito com a publicação da Portaria. 
 
De acordo com a nova norma, os valores da TFVS, por ela atualizados monetariamente, vigoram retroativamente a partir da publicação da Lei nº 13.202/15, inclusive para fins de restituição do valor pago em excesso.

 
 
Mais notícias
 
 
 
Newsletter Ação Sindical chega à 300ª edição
Conteúdo e regularidade da publicação são fatores que fizeram o informativo semanal da Gerência de Relações Sindicais da FIEB conquistar a confiança dos dirigentes sindicais.
 
 
 
 
 
PDA planeja ações para 2017
Plano de ação envolve novos projetos para o fortalecimento dos sindicatos empresariais e a competitividade das indústrias.
 
 
 
 
 
PL altera lei das PPP
Projeto exclui base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta em Parcerias Público-Privadas.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.