INFORMATIVO

 
 

12 de abril de 2017

 

Câmara aprova incentivo à produção de café

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, na quarta-feira (5), o Projeto de Lei 1713/15, que cria a Política Nacional de Incentivo à Produção de Café de Qualidade. O objetivo é aumentar a qualidade do café produzido no País, estimulando a produção, a industrialização e a comercialização de grãos de categorias superiores.
 
O texto considera “superiores” os cafés classificados como de alto padrão em função de características físicas, químicas e sensoriais, segundo processos de análise e certificação reconhecidos pelo poder público.
 
A proposta foi apresentada pelo deputado Evair Vieira de Melo (PV-ES) e recebeu parecer pela aprovação do relator na CCJ, deputado Lincoln Portela (PRB-MG).
 
A análise na comissão restringiu-se aos aspectos constitucionais, jurídicos e de técnica legislativa da matéria. Por tramitar em caráter conclusivo, o texto segue agora para o Senado, a menos que haja recurso para que seja votado também pelo Plenário da Câmara dos Deputados.
 
Modificações
 
O projeto foi aprovado com as modificações acatadas anteriormente na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
 
Uma das emendas deixa claro que a política se destina a melhorar a qualidade das espécies arábica e conilon de café, a fim de beneficiar produtores de todos os tipos de café produzidos no Brasil.
 
Outra mudança acatada delega ao Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) o desenho dos instrumentos da política, sobretudo no que se refere às linhas de financiamento propostas. O conselho é um órgão do governo federal vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
De acordo com o projeto, os órgãos competentes deverão ofertar linhas de crédito especialmente destinadas ao financiamento da produção e industrialização diferenciada de cafés de qualidade, em condições adequadas de taxas de juros e prazos de pagamento.
 
Terão prioridade de financiamento os agricultores familiares e médios produtores capacitados para a produção de cafés de qualidade e organizados para a agregação de valor à produção, inclusive por meio de certificações de qualidade.

Fonte: Agência Câmara Notícias

 
 
Mais notícias
 
 
 
CNI lança cartilha que incentiva regularização dos sindicatos empresariais
A segunda edição da cartilha Sindicato Legal traz atualizações sobre normas recentes e busca fortalecer as entidades na defesa dos interesses da indústria brasileira.
 
 
 
 
 
Reforma da Previdência: Mitos e verdades
Para contribuir com as discussões, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta os principais mitos e verdades em relação à reforma da Previdência. Confira.
 
 
 
 
 
FIEB é referência na promoção do desenvolvimento associativo
O PDA da Bahia ficou entre as três primeiras Federações. O ranking foi elaborado pela CNI, em consulta aos membros da Rede de Desenvolvimento Associativo nas Federações.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.