INFORMATIVO

 
 

4 de maio de 2017

 

Comissão debate Simples Nacional

Foi realizada, dia 25.04, audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para debater o regime especial unificado de arrecadação de tributos e contribuições devidos pelas microempresas e empresas de pequeno porte – Simples Nacional, no tocante aos seus impactos sobre a geração de empregos, a redução da informalidade na atividade econômica, o aumento da arrecadação de tributos federais, estaduais e municipais, e o incentivo ao empreendedorismo e à inovação.
 
Estiveram presentes o senador José Pimentel (PT/CE), autor do requerimento, o deputado Jorginho Mello (PR/SC), coordenador da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, Sérgio Gustavo Silveira da Costa, professor da FGV, Guilherme Afif Domingos, presidente do SEBRAE e José Ricardo Veiga, Secretário Especial da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. 
 
Os participantes ressaltaram os resultados positivos que podem ser observados após 10 anos de Simples Nacional. Entre estes podemos citar: a crescente participação no PIB das micro e pequenas empresas, o aumento da geração de emprego e a resiliência do segmento neste momento de crise, o aumento significativo da formalização dos pequenos negócios, o crescimento da arrecadação do Simples quando comparada a dos tributos federais e a alta taxa de sobrevivência quando comparado às empresas que não estão no regime diferenciado. 
 
O deputado Jorginho Mello ressaltou que o PLP 341/17, apresentado pela Frente através dele, pretende rever alguns pontos da Lei Geral do Simples (LC 123/06) para, corroborando o apontado pelo presidente do SEBRAE, fortalecer o empreendedorismo como opção para o crescimento e desenvolvimento do país. 
 
Nova audiência pública será realizada pela Comissão para continuar a discutir o tema no dia 09/05/17, desta vez contando com representantes do setor empresarial.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
Rede Sindical da Base Florestal discute setor em Intercâmbio
3º Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria da Base Florestal debateu boas práticas e proposição de soluções para dificuldades do setor.
 
 
 
 
 
Comitiva baiana promove missão à Caxias do Sul
A comitiva de lideranças sindicais de Feira de Santana buscou na cidade gaúcha boas práticas e troca de experiências.
 
 
 
 
 
PL propõe alterações à Lei 13.706
Projeto obriga disponibilização de equipamentos contendo álcool em gel por parte de estabelecimentos comerciais em todo território do Estado da Bahia.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.