INFORMATIVO

 
 

11 de maio de 2017

 

Aprovado texto da Reforma da Previdência

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que analisa a Reforma da Previdência (PEC 287/2016), concluiu, nesta terça-feira (09/05), a votação dos destaques ao substitutivo apresentado pelo Relator, deputado Arthur Maia (PPS/BA). O texto-base foi aprovado, em 02/05, com 23 votos favoráveis e 14 votos contrários. O quorum necessário para aprovação da PEC era de 19 votos favoráveis.
 
A Comissão acolheu somente o destaque que mantém a regra atual que atribui competência à justiça estadual para julgar causas sobre acidente do trabalho e em que forem partes instituições da previdência social. O parecer do relator atribuía tal competência à Justiça Federal.
 
Ressalte-se que também foi rejeitado destaque que suprimia a proibição de concessão de novas isenções ou reduções de alíquotas de contribuições previdenciárias, salvo as concedidas para empresas do Simples Nacional, Microempreendedores Individuais (MEIs), trabalhadores domésticos e rurais.
 
A CNI entende que a reforma da previdência é essencial para o ajuste fiscal de que necessitam as contas públicas. E o Brasil não está só nesse desafio. A revisão de modelos previdenciários é uma pauta em todo o mundo, em razão de desequilíbrios entre receita e despesa, estes decorrentes de princípios e referências equivocados e desatualizados. A PEC 287/2016, integra a pauta mínima da Agenda Legislativa da Indústria.
 
Em destaque no texto que será encaminhado, oportunamente, à votação do Plenário da Câmara dos Deputados, os seguintes pontos:
 
Idade mínima para aposentadoria: 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens após um período de transição de 20 anos. O aumento será progressivo, começando em 53 e 55 anos, respectivamente, na data da promulgação da emenda e passará a subir em um ano a cada biênio a partir de 2020.
Tempo mínimo de contribuição: igual para homens e mulheres: 25 anos. Prevê um pedágio de 30% (e não mais 50%) sobre o tempo de contribuição que falta para requerer o benefício, de acordo com as regras atuais.
Cálculo do benefício: igual a 70% da média do salário de contribuição (a proposta original previa 51%) quando atingir os 25 anos de contribuição. Será necessário contribuir 40 anos (e não mais 49) para ter acesso a 100% da aposentadoria superior a um salário mínimo.
Aumento da idade mínima: a idade mínima será majorada em um ano, quando houver aumento de sobrevida da população brasileira aos 65 anos, para ambos os sexos.
Servidor público: idade mínima de 65 anos para os homens e 62 anos para mulheres, que deverá ser exigida em 2028 para os homens e em 2036 para as mulheres. Até 2019, a idade mínima para a aposentadoria será de 60 anos para os homens e 55 anos para mulheres.
Estados e municípios terão um prazo de seis meses, após a publicação da emenda, para instituir regras próprias para os servidores. Decorrido esse prazo, não poderão mais fazer as mudanças e os funcionários serão incluídos nas mesmas regras dos servidores federais.
Professores: idades mínimas: 60 anos para homens e mulheres e tempo de contribuição de 25 anos. Para os servidores da Rede Pública Federal, 55 anos para os homens e 50 anos para as mulheres.
Policiais: fixa em 55 anos a idade mínima para aposentadoria de policiais civis.
Trabalhador rural: para mulheres 57 anos e os homens continuam com idade mínima de 60 anos. Foi reduzido o tempo mínimo de contribuição para os trabalhadores rurais de 20 para os atuais 15 anos de contribuição.
Pensões: mantém a possibilidade de acúmulo de pensão e aposentadoria, mas com um teto de dois salários mínimos. Permite a opção pelo maior benefício entre os dois, caso isso seja mais vantajoso.
Benefício de Prestação Continuada - BPC: mantém a vinculação com o salário mínimo, mas aumenta a idade mínima de 65 para 68 anos. A proposta original sugeria 70 anos.
Responsabilidade patrimonial de acionistas e administradores: os acionistas controladores, os administradores, os gerentes, os diretores e os prefeitos responderão solidariamente, com seu patrimônio pessoal, pelo inadimplemento das contribuições sociais incidentes sobre a folha de salários, receita e lucro, desde que comprovados dolo ou culpa.
Regimes especiais de parcelamento e benefícios fiscais: veda a inclusão de contribuições sociais do empregador incidentes sobre a folha de salários, receita ou o faturamento em parcelamentos especiais que concedam prazo superior a 60 meses, remissão ou anistia, e quitação com prejuízo fiscal ou base de cálculo negativa.
Lei de responsabilidade previdenciária: prevê a elaboração de uma lei de responsabilidade previdenciária, que disporá sobre os critérios a serem utilizados para a avaliação permanente do equilíbrio financeiro e atuarial indispensável à sustentabilidade do Regime Geral de Previdência Social.
 
A proposta será encaminhada ao Plenário para votação em dois turnos, quando serão necessários 308 votos favoráveis para sua aprovação.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
Curso promovido pelo Sindipeças debate trabalho em equipe
Capacitação abordou temas como líder participativo, como atingir resultados integrando as diversas áreas da empresa, superação de barreiras para atingir resultados em conjunto e o papel do líder diante das equipes.
 
 
 
 
 
FIEB apoia a Regularização do Licenciamento Sanitário das empresas baianas
Termo de Cooperação entre a FIEB, a Divisa e o Sebrae contempla linha de financiamento, por meio do Programa Sebraetec, a ser disponibilizada às Micro e Pequenas Empresas.
 
 
 
 
 
Licenciamento de atividades minerárias
Setor de mineração reconhece ganho obtido no processo de defesa de interesse desenvolvido pela FIEB.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.