INFORMATIVO

 
 

11 de maio de 2017

 

Licenciamento de atividades minerárias

A Federação  da Indústrias do Estado da Bahia, no âmbito do Projeto de Modernização da Gerência de Meio Ambiente e Responsabilidade Soical, promove ações de defesa de interesse, por meio da elaboração de normas técnicas e revisão de Atos Normativos, a fim de contribuir com a modernização da gestão ambiental do estado da Bahia.
 
Nesse contexto, o setor de mineração reconheceu o ganho obtido no processo de licenciamento de atividades minerárias, quando as atividades específicas de pesquisa mineral, sem guia de utilização, envolvendo sondagem e trincheiras, dentre outros métodos (de baixo impacto ambiental) foram consideradas como isentas de licença ambiental.
 
Essa informação foi incorporada ao Sistema de Estadual de Informações Ambientais – SEIA, em abril de 2017. O processo de licenciamento ocorrerá por meio de Ato Declaratório, que encurta o prazo entre 40 e 60 dias.
 
De acordo com o setor mineral, esse ganho, principalmente para as empresas que desenvolvem pesquisa, é convertido nos seguintes benefícios: redução de custos com estudos complexos exigidos previamente pelo órgão ambiental, minimização da insegurança jurídica e maior celeridade do processo de licenciamento. 
 
São impactadas diretamente as empresas representadas pelo Sindimiba, Sindical,  Simagran e Sindibrita.

 
 
Mais notícias
 
 
 
Curso promovido pelo Sindipeças debate trabalho em equipe
Capacitação abordou temas como líder participativo, como atingir resultados integrando as diversas áreas da empresa, superação de barreiras para atingir resultados em conjunto e o papel do líder diante das equipes.
 
 
 
 
 
FIEB apoia a Regularização do Licenciamento Sanitário das empresas baianas
Termo de Cooperação entre a FIEB, a Divisa e o Sebrae contempla linha de financiamento, por meio do Programa Sebraetec, a ser disponibilizada às Micro e Pequenas Empresas.
 
 
 
 
 
Aprovado texto da Reforma da Previdência
Para o setor industrial a reforma da previdência é essencial para o ajuste fiscal de que necessitam as contas públicas.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.