INFORMATIVO

 
 

18 de maio de 2017

 

PL cria Código do Contribuinte

Foi apresentado hoje (18.05), o Projeto de Lei Complementar nº 127/2017, que cria o Código de Direitos, Garantias e Obrigações do Contribuinte do estado da Bahia. A proposta foi resultado de ação conjunta entre a FIEB, a Fecomércio, a Associação Comercial da Bahia (ACB) e o Fórum Empresarial da Bahia, que elaboraram minuta do Projeto de Lei e, por intermédio da Frente Parlamentar da Indústria, viabilizaram a apresentação do PLC.
 
A proposição visa garantir segurança jurídica nas relações entre o fisco estadual e os contribuintes, fortalecendo a relação entre esses atores e facilitando o cumprimento das obrigações tributárias por ambas as partes.
 
A relação obrigacional tributária, em razão do seu alcance na esfera patrimonial das pessoas físicas e jurídicas, deve sempre ser balizada nos princípios constitucionais, gerais e tributários. Contudo, a complexidade do sistema tributário e dinamicidade com que são alteradas as suas normas, especialmente na esfera de competência estadual, dá lugar a certas impropriedades que, por vezes trazem prejuízos irreversíveis aos contribuintes. 
 
O aperfeiçoamento da legislação tributária com a edição de um diploma estadual contendo diretrizes e regras de condutas a serem seguidas tanto pelo contribuinte como pelo fisco se mostra valiosa para evitar abusos por ambas as partes, sendo  essencial à estabilidade das relações jurídico-tributárias, estimulando e favorecendo o cumprimento voluntário das obrigações tributárias e a atração de novos investimentos, o que promove o crescimento da economia e a consequente geração de emprego e renda.
 
Para o setor industrial, este instrumento trará diversos ganhos não apenas para todos os contribuintes do estado da Bahia, mas, também, para o fisco estadual, que contará com um importante instrumento para guiar suas condutas, diminuindo, inclusive, o número de ações nos âmbitos administrativo e judicial. 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Curso promovido pela FIEB capacita prepostos
A postura durante audiências e as características dos processos na Justiça do Trabalho e Juizados Especiais foram alguns dos aspectos relacionados à atividade de preposto apresentados em curso na FIEB.
 
 
 
 
 
Encontro debate desafios do segmento de cosméticos
Os desafios e perspectivas do segmento de cosméticos foram debatidos em evento promovido em parceria do Sindcosmetic com o Sebrae.
 
 
 
 
 
Mitos e verdades da Reforma da Previdência
A CNI criou uma página para explicar os mitos e verdades da Reforma da Previdência, com disponibilização de vídeos, artigos e gráficos para dar esclarecimentos à sociedade. Acesse.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.