INFORMATIVO

 
 

26 de maio de 2017

 

Comissão é favorável à Reforma Trabalhista

O Relator da Reforma Trabalhista (PLC 38/17) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES), disponibilizou e deu como lido seu parecer que aprova o texto que veio da Câmara dos Deputados e rejeitando as 193 emendas apresentadas.
 
O parecer fez objetiva análise da constitucionalidade da proposta e sua importância para a economia e para a sociedade. Destacou que é necessário manter as conquistas e direitos daqueles que possuem emprego formal e de todos os milhões de trabalhadores que estão na informalidade. Afirmou que é necessário criar um mercado de trabalho que funcione para todos, que gere e que permita que todos realizem seu potencial e rumem à prosperidade. Ressaltou a relevância do Ciclo de debates para discussão da matéria e o elevado nível dos participantes e do diálogo.
 
Dispôs que é essencial perceber que as dinâmicas social, econômica e das relações de trabalho são mais velozes do que a lei. A reforma trabalhista assegura que a CLT se atualize a um país que mudou e permite que as normas que regem a vida das pessoas no mundo do trabalho possam se adequar, no futuro, com maior facilidade às inevitáveis mudanças.
 
O Relator reconheceu que o texto da reforma trabalhista pode ser aperfeiçoado, considerando a flexibilização das relações de trabalho e a proteção aos trabalhadores. Recomendou vetos e posterior edição de medida provisória para a proposta ser alterada em relação aos seguintes temas: 
 
  • gestante e lactante em ambiente insalubre; 
  • revogação de artigo que estabelece descanso de 15 minutos no serviço extraordinário da mulher; 
  • acordo individual para jornada 12 X 36; 
  • trabalho intermitente; 
  • representantes dos empregados; 
  • negociação do intervalo intrajornada. 
A posição da CNI é favorável à supressão da regulação proposta para a representação de empregados e considera as demais sugestões de vetos prejudiciais ao setor produtivo, em especial a eliminação da prevalência do negociado sobre o legislado em relação ao intervalo intrajornada.
 
A proposta foi distribuída para CAE, CCJ e CAS. Na CAE, foi dado como lido o relatório e agendada a votação para o dia 30/05/2017.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
FIEB promove cursos em Salvador e Pojuca
Cursos Como atender a fiscalização do trabalho e Como evitar problemas trabalhistas integram as ações Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), em parceria com sindicatos.
 
 
 
 
 
Sistema FIEB inaugura escola do SESI e unidade do IEL em Feira
A solenidade reuniu autoridades e lideranças da indústria e dos sindicatos patronais do setor em Feira de Santana, que passaram a contar com uma nova estrutura na unidade do Sistema FIEB, 
 
 
 
 
 
Comissão analisa reoneração da folha
Criada Comissão Mista destinada a analisar a Medida Provisória 774/2017, que revoga a desoneração da folha de salários.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.