INFORMATIVO

 
 

1 de junho de 2017

 

Espaço da Indústria é inaugurado na FIEB

Um dos destaques nas comemorações do Dia da Indústria foi a inauguração do Espaço da Indústria, local que abriga uma exposição interativa com informações sobre o setor, incluindo uma linha do tempo dos momentos mais marcantes no avanço da industrialização da Bahia, desde a vinda da família real portuguesa, em 1808, até os dias atuais. “Celebrar esse dia percorrendo a cronologia do desenvolvimento industrial baiano nos mostra o quanto já alcançamos e o que precisamos realizar para sobreviver nesse novo contexto econômico e para acompanhar os avanços tecnológicos”, afirmou Ricardo Alban.
 
A exposição mostra, também, uma síntese dos principais momentos da atuação da FIEB em seus 69 anos e informações sobre os 43 sindicatos filiados à entidade. Produtos representativos da atividade industrial baiana também estão em exposição, inclusive peças raras como objetos de cristal da fábrica de refrigerantes Fratelli Vita (1902-1962).
 
Agenda Legislativa – Outro destaque na programação do Dia da Indústria foi o lançamento da Agenda Legislativa. Trata-se de uma compilação de Projetos de Lei selecionados dentre as proposições que tramitam na Assembleia Legislativa da Bahia, envolvendo questões relacionadas às áreas tributária, econômica, social, trabalhista, de política urbana, infraestrutura e meio ambiente. Dos 36 projetos monitorados, 44% contam com posicionamento convergente da FIEB, destaca o diretor executivo da entidade, Vladson Menezes.
 
Ele destacou boas iniciativas no âmbito do Legislativo estadual, como o Projeto de Lei que dispõe sobre o Programa Estadual de Conservação e Uso Racional da Água e Economia de Energia e o Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Incentivo à Geração e ao Aproveitamento da Energia Solar. A Agenda Legislativa foi entregue pela FIEB ao vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Luiz Augusto.
 
Publicação – Além da linha do tempo da indústria presente na exposição interativa, o lançamento do livro Indústria na Bahia, um olhar sobre sua história, foi também destaque nas comemorações do Dia da Indústria. A publicação narra a trajetória da industrialização no estado, desde a época da vinda da família real portuguesa para Salvador e do surgimento das primeiras manufaturas baianas, no início do século XIX, até a implantação do Polo Petroquímico de Camaçari. Com 368 páginas, com projeto gráfico esmerado, o livro é enriquecido por belas e raras imagens históricas garimpadas em arquivos pessoais, em bibliotecas da Bahia e de outros estados. A publicação é de autoria do historiador Daniel Rebouças e foi editada pela Caramurê, em parceria com FIEB, Braskem e Coelba.
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Empresários do segmento de gemas e joias conhecem estrutura de apoio do Sistema FIEB
Empresários conheceram a estrutura de apoio oferecida pelas casas que compõem o Sistema FIEB – FIEB, SESI, SENAI e IEL – no evento Encontro com o Setor de Gemas e Joias, promovido pelo Sindvest.
 
 
 
 
 
Senado aprova não incidência do AFRMM
Medida Provisória faz parte da Agenda Legislativa da Indústria 2017 e contempla dois pleitos do setor Industrial para as regiões Norte e Nordeste. 
 
 
 
 
 
Aprovada convalidação de incentivos de ICMS
Texto aprovado na Câmara convalida os incentivos fiscais de ICMS. Em relação aos benefícios fiscais para a atividade industrial, estes vigorarão por 15 anos. 
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.