INFORMATIVO

 
 

14 de junho de 2017

 

Pense nas Pequenas Primeiro

A Confederação Nacional da Indústria realizou, dia 08.06, o 4º Seminário Pense nas Pequenas Primeiro, com o tema: Micro e pequena empresa - Uma agenda positiva para o Brasil. O evento reuniu especialistas para debater políticas de fomento às micro e pequenas empresas.
 
O Seminário contou com a presença do Presidente da CNI, Robson Braga de Andrade; do Presidente do Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresas (Compem), Amaro Sales de Araújo; do Secretário da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa do MDIC, José Ricardo Veiga; do Diretor-Presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos e dos deputados federais Jorginho Mello (PR/SC) e Otávio Leite (PSDB/RJ), autor e relator, respectivamente, do Projeto de Lei Complementar (PLP) 341 de 2017.
 
Os participantes ressaltaram a importância do tratamento diferenciado para as empresas que hoje, são responsáveis por 27% do PIB e mais de 20 milhões de empregos no Brasil. Pontuaram algumas questões importantes que ainda necessitam ser conquistadas, entre elas, a dificuldade de acesso ao crédito e a necessidade de, ao menos, conceder às micro e pequenas empresas as mesmas condições de redução de multas, juros e encargos na renegociação de dívidas previstas para as empresas fora do Simples (MPs 766 e 783).
 
Os deputados Jorginho Mello (PR/SC) e Otávio Leite (PSDB/RJ) ressaltaram a importância do PLP 341, que revisa a Lei Geral do Simples (LC 123) - Lei Viva que merece estar sempre em discussão. Entre os pontos constantes do PLP 341 podemos citar: previsão de que o Simples integra o regime geral tributário, inclusive para fins de contabilidade pública; previsão de que os produtos ou as mercadorias sujeitos à substituição tributária, adquiridos por MPE ou EPP, enquadrada no Simples Nacional, terão incidência do ICMS à alíquota de 3,95%; permissão para que as MPEs possam aderir a regimes aduaneiros especiais ou incentivos à exportação. Os deputados esperam trabalhar em conjunto com a CNI para a construção do relatório.
 
O Seminário discutiu ainda, no âmbito das Micro e Pequenas Empresas:
o acesso ao crédito, com representantes da CNI, do Banco Central, da GarantiOeste Paraná, 4FINANCE e Secretaria especial da Micro e Pequena Empresa do MDIC;
a produtividade e indústria 4.0, com representantes da CNI, JGB – Equipamentos de Segurança, Senai, Grupo Bosch, Ubivis e Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade do MDIC;
reflexos da Reforma Trabalhista, com o Juiz Federal do Trabalho no TRT do PR, Marlos Melek e com o Gerente Executivo de Assuntos Legislativos da CNI, Marcos Borges.
 
Ainda foi assinado acordo de cooperação entre a CNI e a Caixa econômica para trabalhar a questão creditícia.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
Sindvest Feira promove oficina com Arlindo Grund
Oficina Cenário e Tendências da Moda foi ministrada pelo professor, stylist, consultor de moda e apresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT), Arlindo Grund.
 
 
 
 
 
Evento debate oportunidades para a cadeia automotiva na Bahia
1ª edição da Rodada de Negócios da Indústria Automobilística da Bahia foi promovida pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), em parceria com o Sistema FIEB.
 
 
 
 
 
Portaria altera NR 34
Publicação do Ministério do Trabalho altera a Norma Regulamentadora nº 34, que trata sobre as Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.