INFORMATIVO

 
 

14 de julho de 2017

 

Senado aprova incentivos de ICMS

O Plenário do Senado aprovou, nessa quarta-feira (12.07), com 50 votos sim e 2 abstenções, o Substitutivo da Câmara nº 005/2017, que autoriza a convalidação dos incentivos fiscais de ICMS. 
 
O projeto autoriza o CONFAZ a firmar convênios que convalidem os benefícios fiscais ou financeiros vinculados ao ICMS, concedidos sem a aprovação unânime do Conselho e em desacordo com a Constituição Federal. Para isso, o quórum será reduzido para 2/3 das unidades federativas cumulado com o quórum regional (1/3 das unidades federadas integrantes de cada região do país). 
 
O texto aprovado mantém integralmente o parecer da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovado na semana passada. Naquela comissão, o relator, senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES), promoveu as seguintes alterações com relação ao texto da Câmara: 
  • Supressão da redução gradual dos benefícios convalidados (os benefícios para a indústria já estavam ressalvados dessa redução); 
  • Emenda redacional no dispositivo que considera os benefícios fiscais como subvenções para investimentos, evitando dessa forma a tributação indevida sobre benefícios fiscais concedidos. 
Ao final foi aprovado destaque que inclui dispositivo contemplado no texto originalmente aprovado no Senado em 2015 que permite que as unidades federadas adiram às isenções e benefícios fiscais concedidos ou prorrogados por outra unidade federada da mesma região, enquanto vigentes. 
 
A matéria segue à sanção.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Senado aprova Reforma Trabalhista
Para a CNI, a proposta reforma a legislação trabalhista e moderniza as relações de trabalho, adequando-a à realidade e refletindo os costumes da sociedade e do mundo do trabalho, prestigia a liberdade de contratação e confere segurança jurídica.
 
 
 
 
 
FIEB vê avanços com mudanças nas leis trabalhistas
Para o setor industrial, proposta aprovada conduz à harmonização das relações de trabalho e diminuirá fontes de conflito, que abarrotam a justiça trabalhista.
 
 
 
 
 
Liderança é tema de curso promovido pelo Sindipeças
Capacitação aliou teoria e prática e abordou entre os temas, conceitos e estilos de lideranças mais eficazes, processo motivacional, planejamento e administração das atividades e desenvolvimento de equipes.
 
 
 
 
 
Curso promovido pela FIEB debate Segurança e Saúde no Trabalho
Os impactos do e-Social na gestão de Segurança e Saúde no Trabalho foram discutidos nesta quinta-feira (13.07) em uma capacitação promovida pela FIEB como parte das ações do PDA.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.