INFORMATIVO

 
 

27 de julho de 2017

 

Parcerias público-privadas

Medida Provisória 786/2017 trata, dentre outras questões, da participação da União em fundo de apoio à estruturação e ao desenvolvimento de projetos de concessões e parcerias público-privadas.
 
A Medida autoriza a União a participar de fundo que tenha por finalidade exclusiva financiar serviços técnicos profissionais especializados, com vistas a apoiar a estruturação e o desenvolvimento de projetos de concessão e parcerias público-privadas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, até o limite de R$ 180.000.000,00.
 
O fundo será criado, administrado e representado judicial e extrajudicialmente por instituição financeira controlada direta ou indiretamente pela União e funcionará sob o regime de cotas. O fundo não terá personalidade jurídica própria, assumirá natureza jurídica privada e patrimônio segregado do patrimônio dos cotistas e da instituição administradora.
 
O patrimônio do fundo será constituído: a) pela integralização de cotas; b) pelas doações de estados estrangeiros, organismos internacionais e multilaterais; c) pelos reembolsos dos valores despendidos pelo agente administrador na contratação dos serviços de que trata o projeto; d) pelo resultado das aplicações financeiras dos seus recursos; e) pelos recursos derivados de alienação de bens e direitos, ou de publicações, material técnico, dados e informações.
 
O agente administrador poderá celebrar contratos, acordos ou ajustes que estabeleçam deveres e obrigações necessárias à realização de suas finalidades, desde que as obrigações assumidas não ultrapassem a disponibilidade financeira do fundo.
 
O fundo não pagará rendimentos aos seus cotistas, aos quais será assegurado o direito de requerer o resgate total ou parcial de suas cotas por meio da liquidação com base na situação patrimonial do fundo, hipótese em que será vedado o resgate de cotas em valor superior ao montante de recursos financeiros disponíveis ainda não vinculados às estruturações integradas já contratadas.
 
O fundo não contará com qualquer tipo de garantia por parte da administração pública direta e indireta e responderá por suas obrigações até o limite dos bens e direitos integrantes do seu patrimônio.
 
Fica criado o Conselho de Participação no fundo de apoio à estruturação e ao desenvolvimento de projetos de concessão e parcerias público-privadas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, órgão colegiado que terá sua composição, sua forma de funcionamento e sua competência estabelecidas em ato do Poder Executivo Federal.
 
O agente administrador poderá ser contratado diretamente, mediante dispensa de licitação, por entidades da administração pública federal, estadual, distrital e municipal, direta e indireta, para desenvolver, com recursos do fundo, as atividades e os serviços técnicos necessários para viabilizar a licitação de projetos de concessão e de parceria público-privada.

 
 
Mais notícias
 
 
 
Encontro de panificação reúne empresários do setor em Juazeiro
Evento promovido pelo Sindicato Intermunicipal da Indústria de Panificação (SIPACEB) discutiu aspectos relacionados à tributação na indústria de panificação e as Normas Regulamentadoras mais impactantes para o setor.
 
 
 
 
 
Revitalização da Indústria Mineral
Medidas Provisórias estabelecem novo marco regulatório para o setor de mineração. Saiba mais na publicação Novidades Legislativas, da CNI.
 
 
 
 
 
SESI divulga vídeos sobre SST em mineração
Coletânea de 50 vídeos “100% Seguro” apresenta dicas e orientações para aumentar a segurança no trabalho da mineração.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.