INFORMATIVO

 
 

19 de março de 2015

 

Oficina capacita líderes sindicais para negociação coletiva

Praticando a Negociação Coletiva foi o tema da oficina promovida pela Gerência de Relações Governamentais e Sindicais da FIEB, como parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta quarta-feira (18), na sede da FIEB, em Salvador.

 

Primeira ação para dirigentes sindicais em 2015, a iniciativa é uma realização do Avança Sindicato, frente do PDA que desenvolve ações para melhorar a gestão dos sindicatos e capacitar seus líderes e executivos.


A oficina buscou aprimorar as habilidades dos representantes dos sindicatos empresariais ao longo do processo de elaboração de convenções coletivas e também o diálogo com os sindicatos de trabalhadores. Na oficina, os participantes tiveram a chance de colocar em prática conhecimentos e técnicas durante uma simulação de negociação coletiva. O exercício envolveu análise de cenário, definição de estratégias e discussão da pauta de reivindicação.

 

“O treinamento contribui para a atuação dos sindicatos no cotidiano das relações sindicais”, destacou Edno Martins, consultor da CNI que ministrou a oficina.

 

O presidente do Sindicato das Indústrias de Sabões, Detergentes e Produtos de Limpeza em Geral e Velas no Estado da Bahia (Sindisabões), Juan José Rosário Lorenzo, destacou como complementares os dois momentos da oficina. “O conteúdo teórico foi bastante objetivo e é importante, sobretudo para quem já vivencia o processo negocial da Convenção Coletiva. Para quem não tem a prática, a iniciativa foi importantíssima na orientação dos dirigentes”, afirmou Lorenzo.

 
 
Mais notícias
 
 
 
PDA inicia ações para empresários em 2015
Entre os cursos oferecidos pelo Programa de Desenvolvimento Associativo, o que aborda a temática Como evitar problemas trabalhistas? é um dos mais procurados pelos empresários em todo o estado.
 
 
 
 
 
PL incentiva reuso de água nas indústrias
Proposta isenta de IPI e Imposto de Importação (II) a comercialização de equipamentos de estações de tratamento de água residual para o reuso em indústrias.
 
 
 
 
 
Projeto busca valorizar salário mínimo
De acordo com PL, os reajustes para a preservação do poder aquisitivo do salário mínimo deverão corresponder à variação do INPC acumulada nos doze meses anteriores ao mês do reajuste.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.