INFORMATIVO

 
 

24 de agosto de 2017

 

Reforma Tributária

Após percorrer o país apresentando sua proposta de Reforma Tributária, o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB/PR) divulgou, dia 22.08, na Comissão Especial, minuta de proposta de emenda à constituição.
 
A proposta revolve em torno da criação do Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS) e do Imposto Seletivo (IS), que substituirão os seguintes tributos: IPI, IOF, CSLL, PIS, Pasep, Cofins, Salário-Educação, CIDE-Combustíveis, ICMS e ISS.
 
O primeiro, IBS, nos moldes de um IVA, será de competência dos estados e do distrito federal, não cumulativo, com concessão de crédito financeiro, arrecadação integral no destino, regulamentação única, arrecadação centralizada em um Superfisco e não incidirá sobre bens do ativo fixo ou produtos exportados.
 
O segundo, IS, será monofásico e incidirá sobre: petróleo e seus derivados, combustíveis e lubrificantes de qualquer origem, cigarros e outros produtos do fumo, energia elétrica, serviços de telecomunicações, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, veículos automotores novos, terrestres, aquáticos e aéreos, bem como pneus, partes e peças nestes empregados.
 
O imposto de renda passará a incorporar a CSLL. O ITCD passará para a competência da União e terá a sua arrecadação, juntamente com a do IPVA, integralmente destinada aos Municípios.
 
A minuta de PEC prevê ainda a criação de dois fundos, para reduzir a disparidade da receita per capita entre Estados e Municípios, com recursos destinados a investimentos em infraestrutura.
 
Institui regra de transição, na qual nos cinco primeiros anos será preservado o quinhão de arrecadação de cada entre federado nos mesmos moldes dos anos anteriores.
 
A matéria ficará em consulta pública por 14 dias, sugestões deverão ser encaminhadas ao endereço: ce.reformatributaria@camara.leg.br.

Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
Diálogo da Rede Sindical discutiu as mudanças e benefícios da reforma trabalhista
Transmitida simultaneamente para todo o país, a palestra foi acompanhada, na Bahia, por presidentes e executivos de sindicatos, na sede da FIEB e na unidade do SENAI de Feira de Santana.
 
 
 
 
 
Dia Nacional da Construção Social foi marcado por atividades no SESI Itapagipe
Encontro promovido pelo Sindcuscon_BA, reuniu funcionários da construção civil e seus familiares e ofereceu diversos serviços de saúde e atividades de esporte e lazer.
 
 
 
 
 
Funrural
Comissão aprova suspensão da execução dos dispositivos legais relativos à cobrança da contribuição previdenciária rural. Para o setor industrial, a suspensão restaura a segurança jurídica e evita que os produtores sejam penalizados.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.