Dúvidas Frequentes (FAQ)

Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SENAI. Se ainda assim precisar, você também pode utilizar os contatos das unidades nos estados ou enviar um e-mail .


Qualquer pessoa pode fazer um curso no SENAI, desde que, esteja dentro dos pré-requisitos necessários. Para cada curso há pré-requisitos diferentes, mas para a maioria deles é necessário ter mais de 16 anos e ter o Ensino fundamental completo. Outros cursos exigem maior grau de escolaridade, assim como maior idade. Já no caso dos cursos contemplados pelo Projeto Aprendizagem é permitido jovens a partir de 14 anos. Acesse o Portal SENAI e confira todas as oportunidades, através do site www.fieb.org.br/senai.

O SENAI/BA possui cursos que ensinam uma profissão em diversos níveis. Cada tipo de curso tem pré-requisitos específicos:

  • Aprendizagem Industrial (menor aprendiz): de 14 a 24 anos;
  • Cursos Livres (iniciação, qualificação e aperfeiçoamento): sem pré-requisitos;
  • Cursos Técnicos: cursando a partir do 3º ano do ensino médio ou ensino médio completo;
  • Graduação: ensino médio completo;
  • Pós-graduação: graduação completa.

Saiba mais aqui www.fieb.org.br/senai.

Acesse o site www.fieb.org.br/senai e verifique os cursos disponíveis. Maiores informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento através do telefone (71) 3534-8090 ou email sacsenai@fieb.org.br

Os cursos de Aprendizagem Industrial visam à habilitação inicial de aprendizes com idade entre 14 e 24 anos e caracterizam-se pela formação associada ao trabalho. A Qualificação Profissional é o processo ou resultado de formação e desenvolvimento de competências de um determinado perfil profissional, definido no mercado de trabalho, onde na conclusão do curso é conferido ao estudante o certificado de qualificação profissional.

Não. O SENAI qualifica o aluno para o mercado de trabalho, mas não se obriga a encaminhá-lo. Quando solicitado pela Indústria, o SENAI encaminha os dados dos alunos formados.

Todos os cursos do SENAI Bahia são divulgados no Portal SENAI, através do site www.fieb.org.br/senai.

Através do site www.fieb.org.br/senai, acesse:

  • Cursos de curta duração;
  • Selecione a unidade que deseja realizar o curso;
  • Clica no curso escolhido e em seguida na opção detalhes.

Cursos de Qualificação Profissional (RG, CPF, Comprovante de residência, comprovante de escolaridade, e de conhecimentos específicos e Habilitação quando solicitado nos pré-requisitos do curso).

Curso de Habilitação Profissional, Graduação, Pós-Graduação e Aprendizagem Industrial Básica (Orientação conforme Edital do Processo Seletivo).

Dinheiro, cartão de crédito ou débito (Cartões: Visa, Máster ou Hiper /Pagamento à vista 15% de desconto).

Entre em contato com a secretaria de curso da sua Unidade e verifique se seu certificado já foi emitidoEntre em contato com a secretaria de curso da sua Unidade e verifique se seu certificado já foi emitido.